São Roque:Cidade espera parte de vacinas contra a gripe



Rafaela Gonçalvesrafaela.goncalves@jcruzeiro.com.br

O município de São Roque não recebeu todo o estoque de vacina da gripe, solicitado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A Prefeitura da cidade esperava receber, na última segunda-feira, 17 mil vacinas, mas, até ontem, foram entregues ao poder público local apenas 3.500. Segundo a assessoria de imprensa de São Roque, até sexta-feira a carga total de vacina deve chegar.

A campanha nacional de vacinação começou oficialmente nesta segunda-feira. No sábado está marcado o Dia D da ação e os postos de saúde ficarão abertos para atender a população. A vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.Enquanto a carga não chega, a Prefeitura de São Roque está priorizando as aplicações no grupo de risco.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que "as vacinas estão sendo entregues em lotes, de acordo com a programação feita pelo Centro de Vigilância Epidemiológica. Sem nenhum prejuízo aos municípios ou ao público alvo da campanha. Um novo carregamento está previsto para ser entregue até o final desta semana. Quem é responsável pela compra e distribuição das vacinas é o Ministério da Saúde, o Estado apenas redistribui."

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Postar um comentário

0 Comentários