Ato cívico relembra Revolução de 32

 

   



Os 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 foram celebrados em Sorocaba, na manhã de ontem, em ato cívico e desfile de tropa ocorridos na praça 9 de Julho. O trânsito na avenida Eugênio Salerno, na pista bairro-centro até a praça 9 de Julho e o acesso à avenida General Carneiro, ficou interrompido por volta de três horas, das 8h30 às 11h30. 
Na cerimônia que reuniu cerca de 500 pessoas, além de policiais militares vestidos com as fardas históricas da força pública da época, alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas e escoteiros depositaram flores no monumento do Soldado Constitucionalista, situado na praça. Além das homenagens, houve discurso de autoridades. Falaram o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e o coronel Wagner Tardelli, do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7).
Pannunzio citou que a data destaca o caráter do povo paulista, do mais humilde trabalhador ao mais jovem estudante, e foi um momento de dizer não ao governo central. O prefeito afirmou que os paulistas pegaram em armas e foram às fronteiras do Estado para defender os interesses de todos os brasileiros. “No conflito, São Paulo saiu derrotado pela força das armas da União e o exemplo de São Paulo proliferou em outros Estados brasileiros. Em 34, o então presidente Vargas (Getúlio) foi obrigado a convocar novamente o congresso e reconstitucionalizar o País. A vitória de uma ideia, quando é chegada sua hora, não há força, não há regime e quem quer que seja que possa segurar.”
A homenageada de ontem foi Zuleika Sucupira Kenworthy, de 102 anos, que atuou como enfermeira da Força Pública Paulista na Revolução de 1932 e mora em Sorocaba. Zuleika também foi a primeira mulher a ingressar no Ministério Público (MP/SP). Ela ressaltou a participação feminina do combate, na retaguarda dos homens, nas cozinhas, nas máquinas de costuras. “As mulheres não lutaram na frente batalha e homens não estariam na frente de batalha se não tivessem uma retaguarda forte. As mulheres foram essa retaguarda e a elas é que faço essa lembrança.”
Em seguida aos pronunciamentos, houve desfile de apresentação de tropa e de carros da Polícia Ambiental, da Polícia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, da Guarda Civil Municipal (GCM), dos fuzileiros navais, do Jeep Clube e do Grupo de Escoteiros.
Morador das proximidades da praça 9 de Julho, Paulo Cesar Santos, 47, acompanha as comemorações da Revolução Constitucionalista há cinco anos e acha importante relembrar a data.
O também morador de Sorocaba, João Carlos Ribeiro, 67, acompanhou o evento pela primeira vez e disse que cerimônias como a de ontem são importantes para retratar a história do País. “Nossa principal responsabilidade é de mostrar para os jovens essa história e fazer com que ela continue viva.”
A solenidade foi realizada em parceria entre o CPI-7, a Prefeitura de Sorocaba, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e a Associação Memória da Revolução Constitucionalista de 32.

Postar um comentário

0 Comentários