Conferência da Saúde discute prioridades

 

   


Será finalizado sábado (4) o documento com 20 propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) debatidas pelos participantes da 7ª Conferência Regional de Saúde de Sorocaba. O evento, que começou nesta sexta-feira (3) com representantes de 48 municípios, também tem como meta a eleição de 56 delegados para a 7ª Conferência Estadual, que acontece de 21 a 24 deste mês.


Segundo o sanitarista e assessor do encontro estadual, Belfari Garcia Guiral, a representatividade da região será bem ampliada este ano em razão de uma política que pretende dar espaço à participação de um maior número de municípios no processo de elencar os pontos que necessitam de melhorias na área da saúde. "Só não será representado na conferência estadual quem não quiser", falou.


Nesta sexta-feira (3), os participantes da conferência regional - usuários do SUS, gestores e profissionais da saúde - se reuniram em grupos para debater oito diferentes eixos propostos pelo encontro, que este ano tem o tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas por meio de Políticas Públicas Direcionadas Também aos Segmentos Específicos (Mulher, Homem, Criança, Idoso, Negro e outros): Direito do Povo Brasileiro. "Sem esse equilíbrio entre os participantes a discussão poderia ser tendenciosa", disse Belfari. Na manhã de sábado (4), os grupos apresentarão, cada um, suas 20 propostas para um dos eixos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento SUS e relação público-privado, gestão do SUS e modelo de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS, ciência, tecnologia e inovação no SUS e reformas democráticas e populares do Estado.


Apresentadas ao plenário, as propostas serão selecionadas e 20 delas, no total, irão compôr o relatório final - que seguirá, junto com os delegados, como a contribuição da região ao debate estadual. "O SUS ainda é um sistema muito jovem, mas com a responsabilidade de ser universal, integral, garantir o acesso a todas as necessidades, não só de assistência mas também de vigilâncias sanitária e epidemiológica", finalizou Belfari.


A Conferência Regional de Saúde ocorre no auditório da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, s/n, Jardim Vergueiro. O evento acontece das 8h às 13h.

Postar um comentário

0 Comentários