O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?
Uma das formas mais eficientes de estarmos conscientes de nós mesmos é através dainterpretação de sonhos. Essa prática, além de promover o autoconhecimento, nos ajuda a tomar decisões e amplia a compreensão sobre a vida, evitando problemas de saúde psíquica como fobias, ansiedade e depressão.
O que a cobra simboliza?
Quando cobras aparecem num sonho, uma reação comum é considerar como umpresságio de engano e traição, tanto que há a frase "fulano(a) é uma cobra." Mas a cobra ou serpente, embora seja vista como um animal traiçoeiro e assustador, também aparece em vários símbolos da área da saúde como medicina, fisioterapia e nutrição.
Cobras podem produzir um veneno mortal, mas que também se torna antídoto e cura para si mesmo. Do ponto de vista psíquico, podemos pensar que se trata de um aspecto em nós mesmos que é sombrio, inconsciente e reage de maneira impulsiva e defensiva, mas que é ao mesmo tempo a nossa cura.
Um aspecto que somente consciente pode se tornar antídoto. O contato com a serpente poderia então ser destrutivo, como uma mordida ou um ataque, mas benéfico, representando cura e regeneração ou o restabelecimento da saúde e do equilíbrio.
Outro aspecto que vale destacar é a troca de pele das cobras, isto é, o ciclo de transformação e renovação, o morrer e renascer, os ciclos e as passagens. Simbolicamente, este aspecto sugere o desapego, a capacidade de deixar para trás o que não serve mais, não é mais útil em sua vida. Outro hábito de algumas espécies de cobra que também pode representar o desapego é que ela abandona os ovos quando estão prestes a eclodir - o que poderia indicar um simbolismo voltado para a busca da independência.
Como interpretar?
Uma serpente que dá o bote no sonhador pode indicar um contato mais violento e inevitável com os instintos e reações. Uma serpente enrolada e inerte pode denunciar passividade e, talvez, estagnação.
Matar uma serpente pode estar relacionado a "matar", livrar-se dos instintos ou possíveis medos e angústias gerados pelos instintos. Isso pode ser positivo se o sonhador tem assumido uma postura instintiva e negativa, prejudicando a convivência com outras pessoas e sabotando a si mesmo espontaneamente, por exemplo. Por outro lado, matar uma cobra em sonho pode ser negativo se o sonhador já é alguém que não entra em contato com essa dimensão de si mesmo, sugerindo ainda mais passividade e limitando suas próprias emoções.
Ser morto por uma cobra pode indicar uma dominância dos instintos sobre a consciência, "trocando os pés pelas mãos" em atitudes, pensando apenas na defesa pessoal e na satisfação dos próprios desejos.
Aplicações
Mas o que tantos simbolismos têm a ver com a nossa realidade, afinal? O processo de amplificação traz o sonho para a vida do sonhador, considerando os outros elementos presentes nele. A partir de algumas perguntas, é possível compreender o que o inconsciente quer nos transmitir:
Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho
Como é essa cobra/serpente? Qual é a ação do animal no sonho: ela ataca o sonhador, encara-o, desliza sobre ele? Ela é ameaçadora, amiga, indiferente?
Que sentimentos do sonhador estão relacionados à cobra: medo, simpatia, nojo, fascínio? Ela está viva ou morta? É grande ou pequena? Essa serpente comporta-se como um réptil ou tem ares fantásticos como comunicar-se com o sonhador ou ter poderes? Eu estou sendo perseguido pela cobra ou eu estou fugindo da cobra?
Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando
  • Estou com dificuldades de deixar algo no passado? Tenho reagido com apego ao que preciso me desprender?
  • Como tenho encarado essa necessidade momentânea de me abrir para mudanças?
  • De que maneira tenho reagido a uma mudança de ciclos? Há algo que realmente precisa ser concluído, deixado para trás e haver algum renascimento?
  • Estou me comportando de um jeito viciado, com algum hábito que teimosamente nutro e tem me prejudicado? Como posso não me identificar mais com este comportamento e desenvolver novos hábitos?
  • Preciso ser mais flexível, não adotando uma atitude tão rígida, fanática ou autoritária?
Nossos especialistas
Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.
Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Postar um comentário

0 Comentários