Sabesp usa mais água do que entra no Cantareira em julho

William Cardoso

do Agora
A Sabesp voltou a retirar mais água do que tem entrado no sistema Cantareira. Os números mostram que, nos primeiros nove dias de julho, os reservatórios receberam dos rios 12,3 mil litros por segundo, enquanto foram retirados 13,3 mil litros por segundo para abastecimento. São mil litros de diferença, em um período tradicionalmente mais seco.
Como comparação, no mês passado a Sabesp retirou os mesmos 13,3 mil litros por segundo, mas o Cantareira recebeu 16,1 mil litros por segundo. No fim das contas, é como se estivesse ganhando 2,8 mil litros por segundo. Ou seja, as represas estavam enchendo, e não perdendo água.
O mesmo aconteceu durante todo o primeiro semestre deste ano, quando o sistema recebeu em média 23,3 mil litros por segundo, e perdeu 14,2 mil litros por segundo. O saldo positivo de pouco mais de 9.000 litros por segundo nos primeiros seis meses do ano foi o que permitiu a recuperação da segunda cota do volume morto. Embora a Sabesp tenha tirado mais água do que entra, o nível do Cantareira caiu apenas 0,1 ponto percentual desde o dia 1º. Ontem, operava com 15,2%.

Postar um comentário

0 Comentários