Sem raio-X, hospital manda pacientes a outras unidades

Pais levam a filha ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo

Tadeu Nunes

do Agora
Nem todos os pacientes que vão ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo (zona norte), conseguem ser atendidos no pronto-socorro. O motivo é a falta de raio-X. Segundo funcionários, os aparelhos estão quebrados entre 15 dias a um mês.
Quem precisa fazer o exame é orientado a procurar outros hospitais da região e a voltar depois com o raio-X para continuar a consulta.
Um funcionário que pediu para não ser identificado disse que duas máquinas quebraram no mesmo dia, há quase um mês, e não foram consertadas. A clínica também possui uma terceira máquina, que não está instalada, disse o servidor.
De acordo com ele, o problema começou quando um técnico da empresa que faz a assistência técnica dos aparelhos chegou para realizar uma manutenção. Na mesma tarde, os dois aparelhos simplesmente pararam de funcionar. Ele disse que quando os aparelhos quebravam, eram consertados sempre no dia seguinte, mas não desta vez. Já outra funcionária disse que os equipamentos estão quebrados há duas semanas.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou por meio de nota que um dos aparelhos de raio-X do Hospital Munici­pal Vereador José Storopolli está funcionando normalmente, outro tinha conserto previsto para "as próximas horas" de ontem e o terceiro "demanda maior tempo de conserto por causa da complexidade". A pasta não disse desde quando os equipamentos estão quebrados. Na no­ta, a secretaria disse ainda que os pacientes que necessitam de exames também podem utilizar o aparelho de tomografia computadorizada "que, na maioria dos casos, substitui o raio-X convencional". Segundo a prefeitura, o hospital é administrado pela organização social Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina.

Postar um comentário

0 Comentários