Chebabi que fez delação premiada no merendão tucano se recusa a falar

    Alencar Santana Braga adicionou 2 novas fotos.
    46 min
    CPI DA MERENDA
    Ex-Presidente da COAF comparece, mas não presta depoimento
    Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu no Plenário Dom Pedro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, mais uma reunião da CPI que investiga os desvios de recursos destinados à merenda dos estudantes paulistas.
    Segundo a convocação oficial, cinco depoimentos foram marcados para a data.
    O primeiro e mais esperado do dia, Cassio Izique Chebabi, ex-Presidente da Cooperativa Orgânica Familiar (COAF) e apontado com um dos principais envolvidos no esquema, compareceu ao lado de seus advogado de defesa, sendo que este informou sobre o silêncio do depoente, baseado no fato de ele ter feito uma chamada delação premiada à justiça.
    Para o Deputado Estadual e Membro da CPI, Alencar Santana Braga (PT), disse não ter sentido Chebabi se recusar a prestar os esclarecimentos. “Ele lesou os estudantes do Estados de São Paulo vem até aqui e não quer falar.”, declarou o Deputado. Para ele, a decisão de Chebabi deveria ser contestada pela mesa dos trabalhos, pois houve tomada de depoimento por parte da Corregedoria do Estado, uma estância administrativa, enquanto a CPI do Legislativo é uma instância investigativa.
    Os Deputados da oposição também indagaram a decisão do investigado, chamado à Comissão na condição de testemunha, e pediram para Chebabi respondesse as perguntas. Para a Deputada Estadual Beth Sahão (PT), o silêncio por parte do ex-Presidente da Coaf pode atrapalhar os andamentos da CPI. “É uma pessoa que traria importantes informações se nega a falar.”, afirmou. Ainda, Sahão sugeriu uma reunião secreta, para que Cassio Chebabi possa ser ouvido.
    Os estudantes presentes nas galerias fizeram sua parte e protestaram contra o silêncio de Chebabi e, usando palavras de ordem, secundaristas pediram a quebra do silêncio e a fala do depoente. Com faixas, bandeiras e erguendo unidades de merenda seca recebidas nas escolas estaduais, fizeram manifestações contrárias à recusa do depoimento. No entanto, Cássio Chebabi saiu sem falar com os parlamentares.
    Mais uma vez, os Deputados da base de Alckmin fizeram o discurso do “deixa disso”, sugerindo a dispensa do depoimento e a chamada dos outros convocados. Esta tem sido a estratégia dos governistas: esvaziamento do poder da CPI em investigar os fatos, principalmente daqueles ligados diretamente ao Governo.
    * Luiz Henrique Dias, com fotos: Katia Passos

Postar um comentário

0 Comentários