Presidente da UGT diz que não acredita que reforma da previdência será enviada esta semana



'Entre 10 parlamentares e 50 milhões de trabalhadores, eu acho que ele vai preferir o povo', afirmou Ricardo Patah após reunião com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima


BRASÍLIA - O presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, afirmou nesta segunda-feira, 26, após reunião com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que não acredita que o governo enviará nesta semana ao Congresso o texto da Reforma da Previdência. Segundo Patah, o ministro ficou de conversar ainda nesta segunda com o presidente Michel Temer sobre a necessidade de melhorar o debate com sindicalistas sobre o tema antes de enviá-lo. 
"Antes de estar definido no cargo, o presidente se comprometeu que toda e qualquer mudança na área trabalhista aconteceria após dialogo com as centrais, o que ainda não ocorreu", disse Patah, ressaltando que não há novas reuniões marcadas entre sindicalistas e governo para essa semana. "Não dá pra colocar uma MP com essa responsabilidade sem ter dialogo com os trabalhadores."
Segundo ele, a promessa de Temer feita a "10 parlamentares" não pode passar por cima de um compromisso com os trabalhadores. "Eu imagino que pela sensibilidade que tem ele vai valorizar os diálogos nos dois lugares, mas entre 10 parlamentares e 50 milhões de trabalhadores, eu acho que ele vai preferir o povo", afirmou. 
Por pressão da cúpula do PSDB, Temer acertou no início do mês que proposta seria enviada até o dia 30 deste mês. Sendo enviada perto da eleição, a proposta teria menor influência política na campanha, agradando aos parlamentares da base. Faria, também, com que Temer cumprisse a palavra com o PSDB, enviando a proposta ainda neste mês e evitando ser acusado de "estelionato eleitoral", caso deixasse para fazê-lo depois da eleição.
Patah disse ainda que o ministro Geddel afirmou que o texto da reforma ainda não está pronto, mas com algumas questões já definidas como a idade mínima de 65 anos. "Não entramos nos detalhes", disse. Segundo ele, a conversa desta segunda serviu para que os sindicalistas mostrassem sua preocupação com o tema. "Nós temos ouvido de vários setores do governo, informações da reforma trabalhista e previdenciária e isso nos deixa muito inseguros, viemos ver com clareza a postura o governo", disse. 
Para Patah, Geddel mostrou "sensibilidade" com os movimentos dos trabalhadores.  "Entendemos que essa semana não vai haver nenhuma surpresa no Congresso que trate da reforma da previdência", disse.

MAIS CONTEÚDO SOBRE:

Postar um comentário

0 Comentários