Movimento ‘O Sul é Meu País’ lança mascote para defender ideia ilegal e vira piada

Postado em 17 de janeiro de 2017 às 3:52 pm


As redes sociais convulsionaram nesta segunda (16) com a viralização de “Sulito”, um mascote atribuído ao movimento separatista O Sul é o Meu País, que prega a emancipação política e administrativa dos três estados da Região Sul do resto do Brasil — o que é inconstitucional. Sulito é um mapa político da Região Sul que ganhou braços, pernas, um rosto e um boné do movimento.
Sua função é clara: atrair simpatizantes do movimentoa votar “sim” no Plebisul, consulta popular informal e sem qualquer interferência no rumo da República Federativa do Brasil sobre a eventual criação de um país independente formado por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a ser realizada pelo movimento em outubro próximo. “Abrace esta causa”, diz a figura do mascote, criado por uma ativista do movimento, Aline Freitas.
Sulito, entretanto, não pode ser qualificado como mascote oficial dos separatistas. “Não tem absolutamente nada a ver oficialmente com o Movimento O Sul é o Meu País. Não temos mascote. O que aconteceu foi que uma de nossas ativistas postou aquela imagem que ela mesma fez em seu computador de forma extremamente amadora e deu este nome”, afirma o ex-presidente e fundador do movimento, Celso Deucher.
Nas redes sociais, a presença do mascote causou grande furor, gerando uma série de reações jocosas, como a criação dos personagens Nortito, Nordestito, Centro-Oestito e Sudestito, que se juntariam a Sulito para formar o Brasilzord . “Um pessoal tentou ridicularizar o movimento e postou no Twitter dizendo tratar-se de um mascote oficial do movimento. Daí toda esta celeuma”, diz Deucher.
Apesar de não ter sido oficializado, Sulito pode acabar ganhando seu lugar como símbolo oficial de O Sul é o Meu País. “Estamos discutindo. Para ser aprovada, a ideia teria que ser levada à assembleia geral do movimento. Às vezes isso pode ajudar no marketing. Pode acontecer. Mas aí faríamos de forma profissional, bem feita”, revela Deucher. “Tomamos muito cuidado com o que a gente publica, mas quem tá na chuva é pra se molhar. Queremos ser levados a sério”, completa.
No centro da mais nova polêmica das mídias sociais, a ativista Aline Freitas publicou em sua página no Facebook: “O Sulito viralizou na internet? Sim! O Sulito está sendo assunto nas principais mídias? Sim! O Sulito está bombando no twitter? Sim! O Sulito NÃO é o mascote do Movimento, mas algo é inegável, levou a data do próximo PLEBISUL a milhares de pessoas, e sem querer, popularizou ainda mais o Movimento. É isso aí Sulito, você já nasceu grande!”
(…)

sulito 2

Clique aqui e veja as 10 noticias que você precisa ler agora





Postar um comentário

0 Comentários