Risco de morrer por covid-19 em SP é 50% maior na periferia

 


Estudo apontou que a desigualdade social é fator determinante na contaminação pela Covid-19 na capital paulista

(Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Um estudo apontou que desigualdade social é fator determinante na contaminação pela Covid-19 na capital paulista. A análise, baseada em dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, foi feita com apoio da FAPESP por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo reportagem do portal Exame, moradores de bairros como Parelheiros ou Capão Redondo, ambos situados nas franjas da capital paulista, correram, em média, 50% mais risco de morrer de covid-19 entre os meses de março e junho do que os paulistanos que residem em vizinhanças centrais e de alto nível socioeconômico, como Vila Mariana ou Moema.

“A diferença no risco de morrer entre os bairros paulistanos de menor e maior nível socioeconômico pode chegar a 66% no período analisado caso sejam incluídos na conta os óbitos suspeitos, muitas vezes não confirmados por falta de testes”, diz à Agência FAPESP Francisco Chiaravalloti-Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e coordenador da pesquisa.

Postar um comentário

0 Comentários