O Governo do Estado de São Paulo lançou uma tomada de preços , como custo de aproximadamente R$ 1 milhão para prestação de serviços técnicos de engenharia e arquitetura para estudos de traçado, de viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional para implantação de um serviço ferroviário de passageiros ligando as cidades de São Paulo e Sorocaba. Todo este belo nome mostra a intenção do Governo paulista de levantar informações sobre a viabilidade de colocar um serviço ferroviário de São Paulo e Sorocaba.
O prefeito de São Roque, de Sorocaba e Mairinque, tem resistências ao trem temendo o inchaço da cidade e que esta nova linha não “se resuma ao chamado trem de subúrbio, que transformou os municípios do entorno da capital em cidades-dormitórios. Segundo matéria da Agência Estado, divulgada no jornal de Jahú, “o prefeito de prefeito de São Roque manifestou preocupação com o risco de inchamento da cidade, com a facilidade no transporte”. Estas preocupações levaram o prefeito a ser contra uma parada do trem na cidade, como era antigamente.
Essas preocupações revelam uma visão distorcida sobre os pobres, visto que a nova classe média está comprando carro e pode muito bem querer mudar de cidade, e além disto, não adiante haver transporte se não há emprego, problema crônico na região. Devemos lembrar que a população de São Roque cresceu 18% de 2000 a 2010, seis pontos da média nacional, ou seja, o inchaço temido já está ocorrendo e no fundo, o que não se quer é ampliar os serviços municipais e mudar a gestão municipal, visto que o publico que virá para morar na cidade será mais crítico e mais cosmopolita.
O governo do Estado, através da CPTM, justifica a importância deste para promover o desenvolvimento regional e afirma que:
“atualmente, as ligações rodoviárias na área de interesse (São Paulo-Sorocaba) já apresentam congestionamentos diários que tendem a se tornar mais críticos com o passar dos anos.Hoje, cerca de 100 mil usuários/dia trafegam entre a rodovia Castelo branco e as marginais Tietê e Pinheiros . (...) Neste sentido a mitigação dos efeitos da cultura do modo individual e rodoviário de locomoção é uma necessidade estratégica para o estado de São Paulo. A opção por meios de locomoção em transportes coletivos, públicos e que tornem mais racional o uso de energia e reduzam as externalidades negativas torna-se uma opção urgente e inadiável.”
O Trecho acima, vai contra toda a política de transportes adotada até o momento pelo governo Serrra, de gastar R$ 2 bilhões com a nova Marginal e não conseguir reduzir os congestionamentos e não aplicar este dinheiro para reforçar trens entre regiões, tirando carros e ônibus que hoje circulam na capital.Os jornais já destacaram o fracasso deste política, pois se gasto R$ 9 bilhões para reduzir em 6 kilometros o congestionamento da cidade de São Paulo.
O texto chama atenção que esta linha beneficia não apenas Sorocaba, mas a Aglomeração Urbana de Sorocaba que conta com 10 municípios: Sorocaba,Salto , ITU, São roque, Aluminio,Votorantim,Mairinque, Salto de Pirapora, Iperó, Piedade. Em 2000, esta região tinha 1 milhão de moradores e agora chegou a 1,2 milhões, um crescimento de 16,4%.O PIB de 2006 per capita seria de R$ 16 mil.Os municípios de Sorocaba e Votorantim são os mais industrializados desta região e esta região tem despertado o interesse de múltiplos investidores, podendo ser um oportunidade de gerar empregos.
Apesar de não citar outros municípios, sabemos que se houver uma parada do trem em São Roque , muito moradores de Ibiuna e Araçariguma podem quer vir para a cidade para usufruir do transporte por ferrovia.
Além disto é risível que os herdeiros do governo Fernando Henrique Cardoso, que fez o maior crime contra o desenvolvimento do Brasil que foi a privatização ferrovias, exatamente isto impede que se possa usar a atual rede ferroviária para fazer o trem até Sorocaba.Por isso, resta duas opções: usar “a atual faixa de domínio ferroviária, de responsabilidade da CPTM, até Mairinque, seguindo pela faixa de concessão da ALL, com destino a Sorocaba”, ou então constituir um novo traçado. A opção será escolhida pelo melhor custo/benefício. Ainda devemos lembrar que o diagnóstico levará em conta a implantação de novos empreendimentos com os projetos previstos de ocupação urbana.
A criação desta linha de trem entre são Paulo e Sorocaba ainda impactará o transporte por ônibus, visto que ampliará a concorrência e fará que as empresas tenham de oferecer um serviço melhor que o oferecido hoje.
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