São Roque precisa discutir alternativa para o trânsito


Nos últimos dez anos a população de São Roque cresceu de 67.040 para 78.873 habitantes, um crescimento percentual de 18,4%.  Neste mesmo período houve um crescimento da frota veicular da ordem 80,18%, ou seja, a frota de veículos saltou de 16.858 para 30.374, até os dez primeiros dias de novembro 2010.  É importante salientar que passaram a circular em nosso espaço urbano mais 13.516 veículos neste período.
Se estabelecermos uma média para estes dez anos, vamos descobrir que a cada ano 1.351 veículos passaram a circular por nossas vias públicas.  Se de um lado isto demonstra o crescimento econômico e social pelo qual o País passou neste espaço de tempo, por outro, fica claro que nossa cidade não preparou sua infra-estrutura urbana para este crescimento.
Quando da aprovação do novo Plano Diretor, que definia para onde a cidade deveria crescer pelos próximos anos, será que a empresa contratada para o desenvolvimento do mesmo não previu este crescimento.  O que nos parece fazendo uma avaliação mais detalhada é que ele foi construído por tecnocratas que não conheciam nossa realidade.  Já que, São Roque é uma cidade de 354 anos, e sua área central restringe-se a uma pequena parcela em relação ao tamanho do município.
O que temos visto nos últimos quatro anos é um total estrangulamento das vias centrais da cidade, pois nossa Administração Municipal não tem desenvolvido uma política de urbanização que consiga abrigar adequadamente os veículos que transitam pelas nossas ruas centrais.  A falta de estacionamento nesta região é latente, o escoamento de veículos em qualquer horário que seja não acontece de maneira adequada, causando vários problemas sejam para pedestres, motoristas e comerciantes.  A regulamentação da Zona Azul não resolveu o problema, já que ela é mal fiscalizada, e o que deveria funcionar em sistema rotativo acaba não acontecendo.
Não adianta só pintar faixas ou mudar a mão de direção desta ou daquela via, o que precisamos é de uma política urbana que cumpra aquilo que foi estabelecido no Plano Diretor, ou seja, que a área comercial da cidade acompanhe o crescimento populacional e principalmente consiga absorver o aumento da frota de veículos.



Tabela do crescimento populacional de 2000 a 2010.
Município
População em 2000
População em 2010
variação
variação
Alumínio
15.252
16.833
1.581
10,37%
Araçariguama
11.154
16.690
5.536
49,63%
Ibiúna
64.384
69.675
5.291
8,22%
Mairinque
39.975
41.807
1.832
4,58%
São Roque
66.637
78.011
11.374
17,07%
Vargem Grande Paulista
32.683
42.442
9.759
29,86%

frota 2001
frota agosto de 2010
variação
variação
Alumínio
2.416
4.897
2.481
102,69%
Araçariguama
2.125
5.413
3.288
154,73%
Ibiúna
11.450
24.666
13.216
115,42%
Mairinque
8.032
16.685
8.653
107,73%
São Roque
16.858
30.374
13.516
80,18%
Vargem Grande Paulista
7.920
16.468
8.548
107,93%


Fomos ouvir o Chefe do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, Sr. Durival Cantamessa, que falou sobre as ações desenvolvidas para a melhoria do tráfego em nossa cidade. 
JE – O que tem feito o Departamento de Trânsito para minimizar os problemas que são muitos aqui em São Roque?
DURIVAL CANTAMESSA – É importante colocar que São Roque foi uma das primeiras cidades a municipalizar o trânsito.  A orientação agora é descentralizar, estamos completando dez anos de municipalização, e graças a isso conseguimos evoluir bastante.  Acidade está toda ela sinalizada segundo orientação do Denatran, no ano passado acabamos de implantar toda a sinalização de orientação ao turista e ao munícipe de uma forma geral.  Agora estamos sofrendo as conseqüências do excesso de veículos por falta de planejamento de vias, já que São Roque é ma cidade tricentenária.
JE – Que medidas o Sr. entende viável para resolver problemas de estacionamento na área central, já que em nosso entender a fiscalização não atua a contento, e também em relação aos comerciantes que ocupam as vagas em frete aos seus comércios como se fossem estacionamentos particulares?
DURIVAL CANTAMESSA -  Ao assumir o Departamento uma de nossas primeiras medidas foi a implantação da Zona Azul, observamos que as vagas da área central eram ocupadas principalmente por comerciantes, e pessoas que trabalham no centro da cidade.  Com isso conseguimos aumentar a rotatividade, apesar de algumas falhas na fiscalização e a insistência do comerciante em não privilegiar o seu cliente, pois o estacionamento rotativo visa beneficiar o usuário do comércio local.  Estamos trabalhando na melhoria da fiscalização, mas entendemos que a tolerância de dez minutos aprovada pelos Vereadores a partir de outubro prejudica esse trabalho.  Inserimos a Guarda Mirim na fiscalização, notificando o motorista através de um cupom amarelo que serve de parâmetro para que o agente de trânsito autue o infrator.  Pois para a autuação é necessário anexar o cupom amarelo a multa.  Porém observamos que muitos motoristas e comerciantes aguardam a colocação do cupom de advertência para retirá-los, o que dificulta ainda mais a fiscalização.
JE – A construção de bolsões não seria uma forma de diminuir o problema?
DURIVAL CANTAMESSA -  Não, pois o próprio motorista está procurando alternativas, principalmente nas ruas onde não temos a Zona Azul, nossa idéia e ampliar este serviço de estacionamento, mas devido a falta de efetivo para fiscalizar ainda não realizamos a implantação.  Eu vejo que as autoridades de uma forma geral estão visando melhorias no trânsito de todo o País e em São Roque não é diferente.

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