Divulgada a lista de entidades que vão compor conselho em defesa dos direitos LGBT


Brasília – A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República divulgou o nome das entidades da sociedade civil que indicarão conselheiros titulares e suplentes para compor o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) durante o biênio 2011/2012.

O conselho, criado em 2005, é responsável pela formulação e pela proposição de diretrizes de ação governamental, em âmbito nacional, voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e defesa dos direitos de LGBT. As entidades que integram o conselho têm atuação comprovada na defesa e na promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, há pelo menos dois anos.
De acordo com o secretário regional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Márcio Marins, o objetivo do conselho é acompanhar a implementação das políticas desenvolvidas pelo Plano Nacional da Cidadania dos Direitos Humanos de LGBT, lançado em 2009.
“Esperamos que as ações sejam cumpridas. A nossa prioridade é a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006 [que propõe a criminalização da homofobia]. Que o conselho sirva para dar encaminhamento a todas as políticas públicas [desenvolvidas para a população LGBT]”, afirmou Marins.
A portaria com a lista das entidades nomeadas será publicada amanhã (22) no Diário Oficial da União. De acordo com a SDH, as organizações terão até a próxima quarta-feira (23) para indicar seus conselheiros titulares e suplentes. Além das entidades, o conselho é composto por representantes do governo.

Confira a lista das entidades que integrarão o conselho na gestão 2011/2012:
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT
Liga Brasileira de Lésbicas - LBL
Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL
Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros – ANTRA
Rede Nacional de Negras e Negros LGBT - Rede Afro LGBT
Grupo E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados
Central Única dos Trabalhadores – CUT
Central de Movimentos Populares – CMP
Conselho Federal de Psicologia – CFP
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE
Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH

Postar um comentário

0 Comentários