Campanha quer impedir presídio perto da divisa


Moradores próximos apontam problemas sociais e ambientais
.
Carlos Araújo
      carlos.araujo@jcruzeiro.com.br

O administrador de empresas Claudio Cutri Robles iniciou ontem uma campanha pela mudança de local para a construção de um presídio no bairro Cristal, em Mairinque, por causa de sua proximidade com Sorocaba e dos prejuízos de ordem social e ambiental que, segundo sua avaliação, tal medida representa. "Isso é dramático para nós", disse Robles, referindo-se aos moradores de Sorocaba. Ontem, ele levou essa preocupação ao vice-prefeito de Sorocaba, José Ailton Ribeiro, a quem expôs as razões da campanha. Por meio da assessoria da Prefeitura, José Ailton informou que já estão sendo feitos levantamentos pela Prefeitura de Sorocaba e que, após este trabalho, irá avaliar os impactos que a construção de um presídio no bairro Cristal poderá trazer ao município e à comunidade.

Robles é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), do Comitê de Bacias do Médio Tietê e do Rotary Club Granja Olga. Foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em 1999, durante o primeiro mandato do ex-prefeito Renato Amary. O promotor de Justiça Aposentado Adair Alves Filho, presidente da Sociedade de Melhoramentos do Jardim Bandeirantes, Novo Bandeirantes e Alpino, tem a mesma preocupação. "É preocupante porque toda vez que vêm presídios, vêm familiares e também os problemas sociais e uma série de problemas ambientais", argumentou, acrescentando que a região da divisa entre Mairinque e Sorocaba não tem infraestrutura adequada para receber um presídio.

Outro morador de Sorocaba, o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar Osny José Rodrigues da Silva, também apoiou a iniciativa de Robles. Segundo Osny, "o entorno do complexo prisional sempre traz uma degradação, principalmente na área social". Para essa análise, ele se baseia também em sua experiência: foi secretário municipal de Segurança de Hortolândia, município da região de Campinas que é referência em concentração de presídios.

A reportagem tentou falar com o prefeito de Mairinque, Dennys Veneri, inclusive indo até sua casa às 20h30 de ontem. Um segurança do prefeito informou que ele não estava e não tinha informação onde poderia ser encontrado. A reportagem deixou telefones para contato com o segurança, mas até o fim da noite não houve retorno.
 
Apenas 7 quilômetros 
O presídio programado para o bairro Cristal, segundo Robles, está a 7 quilômetros de Sorocaba, mais próximo do que a distância de 20 quilômetros do centro de Mairinque. Calculando por bairros da região leste de Sorocaba, a proximidade é ainda maior: Mato Dentro (2 Km), Genebra (2 km), Brigadeiro Tobias (6 Km) e Aparecidinha (5 Km). Robles informou que a obra já foi aprovada por licença ambiental da Cetesb (LI 2002 do dia 20 do mês passado) e a concorrência para a construção já foi providenciada pela Secretaria de Administração Penitenciária do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com Robles, a área reservada para o presídio tem 89 mil metros quadrados: a unidade contará com 20 mil metros quadrados de construção e abrigará 760 presidiários e 210 funcionários. "A previsão que se faz, levando em conta a evolução de ocupação do presídio, será de no mínimo dois mil moradores", calculou Robles. "Dois poços artesianos serão perfurados e haverá uma ETE (estação de tratamento de esgoto), que jogará efluentes no rio Varjão em Mairinque, passando pelo município de Alumínio e retornando para o Mato Dentro pelo rio Pirajibu". E concluiu: "É imperiosa a transferência desse local." 

Meio ambiente 
"A unidade prisional será construída exatamente ao lado de várias nascentes, numa baixada grande que abastece cinco grandes lagos que deságuam no rio Pirajibu", alertou Robles, lembrando ainda que o bairro Cristal, vizinho a Mato Dentro, é servido unicamente por ônibus da cidade de Sorocaba: "É uma ironia." 

Ele acrescentou que Sorocaba possui atualmente o presídio do Mineirão, CDP Aparecidinha, presídio Aparecidinha e Casas de Menores, contando com 4.500 presos. E se perguntou: "A cidade oferece há muito tempo uma pesada contribuição para descentralizar o antigo Carandiru. Vamos reativá-lo por aqui, por obra do magnânimo prefeito de Mairinque?"

Adair Alves Filho também colocou em cheque a localização do presídio, informando que uma autorização de instalação da obra faz referência ao local situando-o a 1.700 metros da estrada em Alumínio". "Mairinque tem muitos lugares, podiam estudar outro; se fosse boa (a obra), o prefeito poderia colocá-la junto à cidade, e coloca longe."

Postar um comentário

0 Comentários