São Roque: Vandalismo em contêiner gera multa de R$3.600




 Míriam Bonora

Em menos de dez dias foram registrados três casos de depredação de contêineres de lixo, através do ateamento de fogo, na cidade de São Roque. Os atos de vandalismo aumentaram depois que os 48 contêineres, que ficam nos bairros distantes da região central, foram renovados pela prefeitura. Antes, apenas um caso era registrado a cada dois ou três meses, segundo a divisão de Meio Ambiente. Em uma das ações, na quinta-feira passada (21), fiscais da prefeitura e Guardas Municipais passavam pelo local, no bairro Mailasky, quando o infrator colocava fogo no recipiente. O homem foi levado à delegacia para registro de boletim de ocorrência e terá que pagar multa de R$3.600.

A chefe da divisão de Meio Ambiente da prefeitura, Juliana Caldevilla, conta que o autor do ato é conhecido por coletar materiais recicláveis nos contêineres e teria espalhado o lixo pela calçada para procurá-los; logo em seguida, ateou fogo no recipiente, que é grande - com capacidade para 1.200 litros - e é feito de ferro. "Além de depredar um bem público, a ação se configura como crime ambiental e ainda poderia ter provocado um incêndio", explica Juliana.

A autuação ocorreu por conta da violação de dois artigos da Lei municipal 2418, de 1997: o 23, que proíbe o ato de "lançar ou atirar, nas vias, praças, jardins e escadarias e quaisquer áreas e logradouros públicos" lixo de qualquer natureza. Para esta primeira infração, a multa é de 20 Unidades Fiscais do Município (UFMs). O segundo artigo descumprido foi o 39, que proíbe o ateamento de fogo ao lixo, com multa de 5 UFMs.

A responsável pela Divisão de Meio Ambiente diz que não entende os motivos pelo qual a troca dos contêineres, feita este mês, fez aumentar a incidência de vandalismo. Os casos ocorreram em locais distintos; além do bairro Mailasky, também aconteceram em Pavão e Gabriel Piza. Os contêineres, por serem de ferro, não precisarão ser substituídos de imediato. A prefeitura pede para que a população colabore com a fiscalização e denuncie ações de vandalismo pelo telefone (11) 4784-9635.

Postar um comentário

0 Comentários