Universtária denuncia assédio no Metrô


FELIPE TAU
Uma universitária de 18 anos foi a 43.ª vítima de assédio sexual em 2011 nas dependências do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) dentro da cidade de São Paulo. O caso aconteceu às 8h de ontem dentro de um vagão e foi registrado na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), na Estação Barra Funda. No dia 19, a professora A.C., de 34 anos, foi vítima de um ataque na Estação Sacomã.
A estudante de direito L.S., de 18 anos, foi atacada na Linha 1-Azul do Metrô, no sentido Tucuruvi-Jabaquara, quando ia ao trabalho, que fica ao lado da Estação República. A jovem contou que viajava em pé, de frente para a janela, quando percebeu o abuso. “Percebi que ele estava com a mão na minha virilha. Comecei a gritar.”
A estudante disse que saiu do vagão discutindo e batendo no rapaz. Subiu as escadas rolantes atrás dele e o denunciou aos seguranças do Metrô. O acusado, um bancário de 23 anos, foi detido e encaminhado à Delpom. Segundo o delegado Valdir Rosa, o suspeito já passou pela delegacia por acionar o alarme de emergência sem necessidade. Liberado, irá responder por “importunação ofensiva ao pudor” – passar a mão nas mulheres –, que não configura crime.
L., que faz o mesmo trajeto há três anos, está com medo de encontrar o agressor novamente. “Foi horrível, vai ser difícil esquecer. Vou ter de mudar meus horários.”
Às 7h45 de ontem, um analista de sistemas de 41 anos, cujo nome não foi revelado, agrediu duas passageiras com socos e cotoveladas ao tentar embarcar em um trem lotado na Estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha. Depois de tomar tapas de uma delas, fez ameaças com um canivete. Solto, foi indiciado por agressão, porte de arma branda e lesão corporal.
O Metrô informou que o número de ocorrências caiu de 1 para 0,9 a cada 1 milhão de passageiros transportados entre 2010 e o primeiro semestre deste ano. Informou ainda que os 98 trens das linhas 1 e 3 estão recebendo câmeras de vigilância. Denúncias podem ser feitas pessoalmente ou por SMS, no número 7333-2252, ativo 24 horas.

Postar um comentário

0 Comentários