Mais de 450 presos passarão fim de ano em liberdade em Sorocaba, SP


Número pode aumentar em razão de recursos feitos individualmente.

Detentos ficarão nas ruas de 23 de dezembro até 2 de janeiro.

Mayco GerettiDo G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
Pelo menos 453 presos que estão nas três unidades prisionais de Sorocaba passarão o final de ano em liberdade graças à saída temporária, que beneficia aqueles que já cumpriram parcela pré-determinada de suas penas e não possuem problemas disciplinares dentro das unidades onde estão encarcerados. Os presos ficarão 11 dias em liberdade.
No mesmo período de 2010, a polícia local prendeu dois detentos que praticaram crimes durante período da saída temporária.
A unidade prisional que mais terá presos liberados é a penitenciária Danilo Pinheiro, no bairro Mineirão, com 249 beneficiados. Em seguida vem a penitenciária Antônio Souza Neto, com 201 presos. No Centro de Detenção Provisória serão apenas três presos beneficiados, uma vez que no local há somente detentos que ainda aguardam julgamento.
O presídio Odon Ramos Maranhão, que está instalado em Iperó, mas pertence à Comarca de Sorocaba, terá pelo menos 297 presos beneficiados.
Os presos serão liberados às 9 horas do dia 23 e terão de retornar no dia 2 de dezembro. Aqueles que não regressarem até o horário limite passarão à condição de foragidos e, se forem recapturados ou se apresentarem depois da data correta, perderão todos os benefícios. Segundo a Vara de Execuções Penais de Sorocaba, a média histórica de evasão de presos é de 5% do total de população beneficiada.
Tornozeleiras
Pelo segundo ano os presos de Sorocaba estarão usando a tornozeleira eletrônica para monitoramento, mas a Vara de Execuções Penais não sabe precisar quantos estarão com o equipamento.
O que é certo, como o que ocorreu no ano passado, é que não haverá tornozeleiras para todos. A juíza titular do Tribunal do Júri e responsável pela Vara das Execursões Penais da Comarca de Sorocaba, Adriana Tayano Fanton Furukawa, informou que a expectativa é de que cerca de 100 tornozeleiras sejam liberadas para cada uma das penitenciárias da cidade.
A indicação sobre qual preso deve usar o equipamento – que permite sua localização via satélite e identifica, por exemplo, se um preso esteve numa cena de crime durante a saída temporária – cabe ao diretor de cada unidade prisional.
Quem tem direitoEmbora controversa, a saída temporária é um direito garantido aos presos pela atual Lei de Execução Penal. O benefício é concedido a presos tidos como de bom comportamento. Os primários precisam ter cumprido pelo menos um sexto da pena e os reincidentes um mínimo de um quarto da pena.

Postar um comentário

0 Comentários