Sema quer atingir a marca de 500 mil árvores



Próxima etapa do Plano de Arborização Urbana será em fevereiro com 100 mil novas mudas sendo plantadas
 Jornal Cruzeiro do Sul
Ana Paula Yabiku Gonçalves
ana.goncalves@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

Com o objetivo de completar 500 mil mudas plantadas até o final do ano que vem, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) encerra o ano de 2011 dentro da meta do Plano de Arborização Urbana, com um saldo de 282.272 árvores plantadas (110 mil somente neste ano) e 934 focos de queimadas apagadas. Os dados foram divulgados pela secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, e pelo Diretor de Planejamento e Gestão Ambiental, Vidal Dias da Mota Júnior, em visita ao Jornal Cruzeiro do Sul, na semana passada.

O total de mudas plantadas ficará próximo de 400 mil com o Mega Plantio de 2012, que acontecerá no dia 5 de fevereiro, no canteiro central da avenida Itavuvu. Serão plantadas 100 mil novas árvores nativas de 80 espécies, entre nativas e frutíferas, produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

Dentro do Plano, serão desenvolvidas novas edições do Mega Plantio Escolar e a proteção de mananciais no ano que vem. Além da população que vai ajudar no plantio, estudantes de universidades, faculdades e escolas vão auxiliar na capacitação, identificação da área e preparação do solo. Outra meta da Sema para 2012 é a consolidação do programa "Parque para Todos", que adequará os parques da cidade aos padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual. Inicialmente, somente o Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira" integra o programa. 

Com as intervenções, os visitantes poderão experimentar diferentes sentidos em um Jardim Sensorial e as crianças com deficiência contarão com brinquedos especiais. O parque contará, também, com um novo portão de entrada, voltado para avenida Londres, que facilitará o deslocamento dos cadeirantes. Além disto, a secretaria inaugurará o Parque Natural Corredores da Biodiversidade, localizado numa área anexa ao Parque Tecnológico, e o Jardim Botânico do Parque Três Meninos. 

Balanço de 2011 
Somente neste ano, a Toyota realizou um plantio de 80 mil árvores no final da avenida Itavuvu. A ação, que aconteceu em outubro, fez parte da primeira fase do Projeto "Morizukuri", que tem por objetivo a formação de um cinturão verde ao redor da nova unidade industrial. Além disto, foram realizadas cinco edições do Mega Plantio Escolar, resultando no plantio de 10 mil novas mudas.
 
O projeto contou com a participação de 4.538 alunos da rede municipal de ensino e passou pelas seguintes escolas: Duljara Fernandes de Oliveira (Jardim Santo Amaro), Hélio Rosa Baldy (Jardim São Guilherme), Prof. Irineu Leister (Jardim Ipiranga), Luís Almeida Marins (Júlio de Mesquita Filho), Edward Frufru Marciano (Jardim Botucatu), Oswaldo Duarte (Wanel Ville), Avelino Leite de Camargo (Vila Barão), Benedito José Nunes (Jardim Santa Esmeralda), Walter Carreteiro (Ana Paula Eleutério), Geny Kalil Milego (Herbert de Souza), Matheus Maylasky (Vila Gagliardi) e Quinzinho de Barros (Vila Hortência). O projeto esteve, também, nos Centros de Educação Infantil do Jardim São Guilherme, Jardim Itanguá, Parque Ouro Fino, Jardim Ipiranga, Júlio de Mesquita Filho, Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Nova Esperança e Maria Antônia Prado.

Em 2011, explicou Jussara, a Sema consolidou a questão da produção de mudas pelo Projeto "Recomeçar". Cerca de 200 mil mudas foram produzidas em parceria com os dois presídios da cidade. O objetivo deste programa é aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade com a oportunidade de inclusão social. Os reeducandos do regime semiaberto trabalham no viveiro de segunda à sexta-feira e, com isso, obtém remissão da pena: para cada três dias trabalhados, um dia é subtraído da pena. Também neste ano, a Sema adquiriu novos equipamentos agrícolas, como tratores, cultivadores, minicarregadeiras e materiais para irrigação.

Além disto, mais de 30 mil mudas foram doadas para a população, estimulando os sorocabanos a plantarem árvores nos quintais de suas casas e, consequentemente, ajudarem na preservação do meio ambiente. No momento da doação, o munícipe recebe um folheto com orientações e assina um termo de responsabilidade de que cuidará da muda. Para Jussara, "esse projeto tem trazido mais consciência ao cidadão, o que está absolutamente em consonância com o que a secretaria está fazendo". 

No final do terceiro ano de existência da Sema, Jussara diz estar feliz com o acolhimento e o apoio da cidade e satisfeita em promover programas bem feitos e que servem de orientação para a população. "Se o nosso mandato acabasse agora estaríamos felicíssimos, mas ainda temos mais um ano para fazer mais coisas", continuou.
 
Cidade Campeã das Águas 
Sorocaba será o único município do país a concorrer ao prêmio internacional "Cidade Campeã das Águas", com o tema "Qualidade de Vida: Recuperação e Revitalização de Rios e Córregos Urbanos". A cidade vai disputar o título com outras cidades do mundo, como Lyon e Paris (França), Buenos Aires (Argentina) e Viena (Áustria). Além de dar visibilidade para as cidades participantes, o evento vai levar a agenda ambiental para as prefeituras. O resultado será conhecido durante o 6º Fórum Mundial das Águas, que ocorrerá em Marselha (França), em março de 2012. (Edileine Guimarães, supervisora)

Postar um comentário

0 Comentários