Ibiúna e Itu lideram em homicídios


 Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br

Ibiúna e Itu são os dois municípios da região de Sorocaba que tiveram no ano passado maior quantidade de homicídios dolosos (com intenção) proporcionais à população. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou a estatística oficial de criminalidade por município na semana passada. Sorocaba teve o total de 51 homicídios dolosos em 2011, conforme noticiado na sexta-feira. Em Ibiúna foram 21 e em Itu, 23. Pela taxa de crimes por 100 mil habitantes, em quatro municípios da região administrativa de Sorocaba (total de 79) a taxa de homicídios ultrapassou os 10/100 mil habitantes, que é a média estadual. Ibiúna teve taxa de 29,1, enquanto Itu fechou em 14,6. Em Avaré a taxa foi de 11,9 e em Salto, cidade vizinha a Itu, foram 10,2 homicídios por 100 mil habitantes.

Dos quatro municípios com taxa acima da média estadual, Avaré e Ibiúna têm menos de 100 mil habitantes, mas mesmo assim entram no cálculo da SSP. Em contrapartida, outros municípios da região administrativa com mais de 100 mil habitantes registraram taxa considerada baixa, como Itapetininga (7,4), Tatuí (4,5) e Votorantim (6,3). Os 51 homicídios de Sorocaba em 2011 fizeram a taxa cair para 8,5, a menor registrada desde que a estatística anual da SSP começou a ser divulgada. No entanto voltou a crescer nos anos seguintes. Em 2007, a taxa foi de 9,2 e em 2008 passou a 11,7. No ano seguinte caiu um pouco, para 10,5, e em 2010 chegou aos 10 homicídios por 100 mil habitantes.
 
Explicações 
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Antônio Belloti, enumera alguns fatores para que Ibiúna e Itu tenham mais homicídios que outros municípios da região. O principal é a população flutuante, que aumenta nos fins de semana e feriados prolongados. Em algumas ocasiões, o número de moradores pode triplicar.

Ibiúna e Itu estão mais próximos de cidades da Grande São Paulo e concentram condomínios e chácaras de lazer, observou o delegado. Além disso, Itu é estância turística. Brigas por motivos fúteis e problemas familiares dão origem a crimes violentos, continuou. Belloti lembrou que uma discussão entre amigos num pesqueiro e outra por questão de trânsito, ambas em Itu, culminaram em homicídios. Em Ibiúna são comuns crimes na zona rural, por motivos passionais.

Postar um comentário

0 Comentários