Atrasa entrega do kit escolar para alunos da rede municipal


Jornal Cruzeiro do Sul
Leila Gapy

A Secretaria de Educação de Sorocaba (Sedu) deve começar a entregar nesta semana os 47 mil kits escolares aos estudantes da rede municipal de ensino. A entrega está atrasada em cerca de um mês, já que o ano letivo foi iniciado no dia 6 de fevereiro. O motivo do atraso não foi explicado pela Prefeitura e a situação têm preocupado os pais de alunos. Para que a situação não prejudique os filhos, eles têm comprado materiais como cadernos e lápis para as primeiras semanas de aula. No ano passado, o atraso foi de uma semana. Segundo a Secretaria de Administração, os kits são distribuídos para alunos da educação infantil e ensino fundamental há cinco anos, contabilizando investimentos de R$ 5,5 milhões.

A dona de casa Adriana de Oliveira esperou pelo kit escolar do filho mais novo, de 8 anos, que está no terceiro ano do ensino fundamental, até meados de fevereiro, quando decidiu comprar lápis, borracha, lápis de cor; e as folhas de um caderno antigo foram reaproveitadas formando um novo. "Eu não ia deixá-lo sem material para a escola. Tivemos que improvisar", disse ela, que complementou: "A entrega dos kits sempre demora. Nunca é no primeiro dia de aula". Já a telefonista Elaine Piantori contou que, ao perceber que o kit não havia sido distribuído aos filhos gêmeos, matriculados no primeiro ano, questionou a direção da escola. "Perguntei porque não haviam entregado o material. Não souberam explicar e tive de comprar cadernos, lápis e borracha. Não contava com essa despesa, já que meu filho mais velho, de 13 anos, sempre recebeu o kit nos primeiros dias de aula, sem problemas", lamentou.

A Sedu limitou-se a informar, em nota, que foi disponibilizado às escolas municipais "o material escolar suficiente para as atividades neste início de ano letivo". E que o kit completo será distribuído até o início de março, a exemplo dos anos anteriores, para os 47 mil alunos da rede municipal. A Secretaria não explicou o motivo do atraso, nem quais os materiais que faltaram, mas destacou que o programa de distribuição do kit escolar existe em Sorocaba desde 2008, "possibilitando aos alunos de diferentes etapas o acesso a materiais específicos para a rotina de aprendizado, como blocos de folha A3, canetas hidrográficas e esferográficas, lápis de cor (madeira reflorestada), borracha, lápis, cola tipo gliter, compasso, réguas, tesoura escolar, cadernos (ecocadernos), estojo escolar, papel sulfite (ecopapel) colorido e branco, esquadros".

Postar um comentário

0 Comentários