Curto-circuito causa apagão na Baixada Santista durante a madrugada


Causa teve origem na obras de ampliação da capacidade de uma das linhas da CTEEP


Ricardo Valota, do estadão.com.br
SÃO PAULO - As cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, localizadas na Baixada Santista, no litoral paulista, sofreram um apagão nesta madrugada de sábado, 26. O corte na energia, de acordo com informações apuradas pela reportagem doestadão.com.br, variou entre 7 e 40 minutos, dependendo da região.
O Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom) de Santos, localizado no bairro Paquetá, informou que o apagão foi percebido à 1h49 e durou, naquela região, até a 1h56, mas nenhuma ocorrência grave em toda a região foi comunicada à central de atendimento, apesar das inúmeras ligações, das quatro cidades, inclusive de plantonistas que estavam em algumas indústrias em Cubatão.
Um morador do bairro Imbaré, no canal 4, em Santos, relatou falta de energia em toda aquela região da cidade a partir de 1h40. Já policiais militares do Centro de Operações (Copom), localizado na Ponta da Praia, em Santos, informaram que a falta de energia durou cerca de 40 minutos e teve início por volta da 1h30.
A assessoria de imprensa do Grupo CPFL Energia - cuja uma das empresas, a CPFL Piratininga, é a responsável pela distribuição de energia elétrica na Baixada - afirmou que o problema não foi na rede da Companhia, que apenas distribui a energia, mas sim no sistema de transmissão, administrado pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
CTEEP. Em nota, a assessoria de imprensa da CTEEP disse: "A CTEEP, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, informa que hoje, 26 de maio, durante a execução de obras para ampliação da capacidade da Linha 88 kV Baixada Santista Capuava houve um curto-circuito causado acidentalmente pela empreiteira que desenvolve o trabalho, que levou ao desligamento do setor de 88kV da SE Baixada Santista, que atende a região da cidade de Santos. Segundo a distribuidora local, foram afetados os municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O desligamento iniciou às 1h37 com normalização total da carga às 1h45. O setores de 345 kV e 230 kV e 138 kV da referida subestação não foram afetados. Imediatamente a CTEEP solicitou a suspensão da atividade e fará avaliação dos procedimentos da empresa contratada.
CPFL. A CPFL Piratininga também enviou uma nota a respeito do ocorrido na Baixada. No final dela, foi retransmitida o mesmo comunicado feito pela empresa responsável pela transmissão de energia. A nota divulgada pela assessoria de imprensa da CPFL é a seguinte: "A CPFL Piratininga informa que um problema na Empresa de Transmissão que abastece a CPFL provocou interrupção no fornecimento de energia elétrica, na madrugada deste sábado (26/5), nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão. Segue nota divulgada pela CTEEP, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista: 'A CTEEP, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, informa que hoje (...) Imediatamente a CTEEP solicitou a suspensão da atividade e fará avaliação dos procedimentos da empresa contratada.'

Postar um comentário

0 Comentários