Bate-boca esvazia sessões e projetos do prefeito são aprovados



Polêmica teve teor político, quanto à conduta de secretária. Transmissão da TV Legislativa está suspensa a partir do dia 1º

 Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br

Seis vereadores de Sorocaba abandonaram as sessões extraordinárias na tarde de ontem, durante o processo de votação de projetos de lei, após bate-boca político por não concordarem com a troca de mensagens no Twitter entre a secretária jurídica da Câmara, Márcia Pegorelli, e o promotor Orlando Bastos Filho. Além de criticarem a postura da funcionária, alegaram quebra de confiança no trabalho. O resultado foi que, da pauta prevista, os cinco projetos da Prefeitura foram aprovados, sem emendas, e aquele do vereador Caldini Crespo (DEM), de não interromper a transmissão da TV Legislativa no período eleitoral, acabou arquivado, ou seja, a veiculação das imagens está suspensa a partir do dia 1º de julho, atendendo recomendação dos seis promotores eleitorais da cidade.

Os dois projetos de lei do Executivo, que autorizam o empréstimo de R$ 17,374 milhões para a construção do Complexo Esportivo Multiuso, receberam um voto contrário apenas, na segunda discussão, do vereador Anselmo Neto (PP), e 13 vereadores foram favoráveis. Antes do esvaziamento da sessão, na primeira discussão, os dois projetos tiveram 4 votos contrários - Anselmo Neto (PP), Crespo, Izídio de Brito (PT) e Francisco França (PT) - e 15 favoráveis.

O petista Izídio Brito apresentou em segunda discussão duas emendas aos projetos da construção do complexo, que acabaram arquivadas pelo fato do político ter deixado o plenário. Além dele, abandonaram a sessão: Marinho Marte (PPS), Tonão Silvano (PMDB), Emílio Ruby (PSC), Izídio e Crespo. Apontaram que o jurídico da Câmara tem a missão de defender a instituição. O grupo pediu uma reunião, com urgência, com o presidente, o vereador José Francisco Martinez (PSDB).

Outro projeto aprovado autoriza empréstimo de R$ 2,015 milhões, para investimento no Plano Cicloviário da cidade. Ainda foi aprovado convênio com o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), para auxílio na manutenção de serviços de assistência à saúde da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Sarina Rolim Caracante, e definidos os procedimentos de fiscalização e recurso a infratores, quanto à lei que regulamenta a distribuição de panfletos na cidade.
 
A polêmica 
A controvérsia ocorreu após a votação do projeto de resolução do vereador Crespo, que estava com parecer contrário da Comissão de Justiça, por ser antirregimental, iniciativa exclusiva da Mesa Diretora. A proposta foi arquivada, pois parecer foi mantido por 10 votos favoráveis e 9 contrários. Foi quando surgiu a informação de que a secretária jurídica da Câmara trocou informações via rede social com o promotor Orlando Bastos Filho.

Os vereadores viram nos notebooks as mensagens encaminhadas. O primeiro a usar a tribuna foi o vice-presidente do Legislativo, o vereador Marinho Marte. "Estou completamente abismado com o tipo de aplauso que o promotor merece, por coisas que ele te obrigação de fazer, por pessoas ligadas à Câmara. Aqui devem ficar pessoas que defendam o nosso Poder Legislativo. Vossa Excelência pode descontar a parte do meu subsídio e vou deixar essa sessão em repúdio do que acabei de ler."

Crespo e Tonão Silvano também criticaram o comportamento de Márcia Pegorelli. A secretária jurídica confirmou que parabenizou o promotor, em virtude de uma representação criminal movida pelo vereador Crespo contra o representante do Ministério Público (MP), depois arquivada pelo Tribunal de Justiça (TJ/SP), por unanimidade. "Em momento algum estou denegrindo a Câmara, eu respeito o cargo que ocupo... E não é segredo para ninguém que eu e o vereador Crespo temos animosidades, inclusive ele já me representou duas vezes no MP e perdeu as duas."

Martinez disse que Márcia sempre defendeu o Legislativo. "Tenho plena confiança nela e acredito que ela não tenha escrito nada além do que o vereador Crespo trouxe na minha mesa. Agora se tem alguma outra coisa, ele vai mostrar e ela se defender", citou, ao dizer que vai conversar com o vice, Marinho Marte, sobre o caso.

Postar um comentário

0 Comentários