Sorocaba: Roubos e furtos de veículos aumentam



Dados são dos primeiros 5 meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011. Roubos em geral também subiram

 Jornal Cruzeiro do Sul
Marcelo Roma
marcelo.roma.jcruzeiro.com.br

Três tipos de crimes cresceram em Sorocaba na comparação dos cinco meses deste ano com os de 2011. A estatística de maio foi divulgada segunda-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Roubos de veículos tiveram maior aumento, 42%. Foram 156 entre janeiro e maio do ano passado e 221 este ano. Em seguida veio o furto de veículos, 23,9%, passando de 880 para 1.090. Os roubos de outros tipos cresceram 14,2%, de 815 para 930.

Os homicídios dolosos (com intenção) seguem a média do ano passado. Praticamente se mantiveram. Foram 25 em 2012 e 22 nos mesmos meses de 2011, conforme dados oficiais da SSP. Em todo o ano passado houve 51 homicídios dolosos em Sorocaba. Os furtos (exceto os de veículos) também se mantiveram na comparação dos cinco meses: 3.087 no ano passado e 3.081 este ano. Aumento da população, da renda e da frota de veículos, necessidade de mais policiais nas ruas e até legislação mais branda para os criminosos são alguns dos fatores apontados pela polícia para aumento dos três tipos de crimes em Sorocaba.

De abril para maio, o maior crescimento foi o de furto de veículos, 46,5%, passando de 196 para 287. Considerando roubos e furtos e veículos, os criminosos levaram em média 11,3 veículos por dia em Sorocaba. A estatística inclui carros, caminhões e motocicletas. O roubo de veículo em específico se manteve de um mês para outro, 53 e 52, o mesmo para outros tipos de roubo: 188 e 190.

Tráfico

Flagrantes de tráfico tiveram a maior variação de abril para maio: as prisões aumentaram 110%, de 55 para 117. O crescimento significa que o combate ao tráfico tem sido mais eficiente, observam o delegado assistente da Delegacia Seccional, José Antônio Belloti, e o capitão Vanclei Franci, oficial de relações públicas do 7º Batalhão da PM do Interior.

Maio registrou a média de 3,9 flagrantes de tráfico por dia. Um flagrante pode ter mais de uma pessoa presa. Prisões em bairros da periferia, em parques municipais e ao redor de escola, feitas pela Guarda Civil Municipal, ajudaram a engrossar esse número. Acidentes de trânsito que provocaram morte (homicídios culposos) tiveram drástica redução, de dez em abril para um em maio, de acordo com os números oficiais. Em contrapartida, as lesões corporais por acidentes de trânsito saltaram de 169 para 222. 

Postar um comentário

0 Comentários