Justiça manda, mas mercado não dá sacola biodegradável


Tatiana Cavalcanti

do Agora
As sacolinhas de plástico biodegradável e as de papel não foram distribuídas gratuitamente nos supermercados ontem, quando passou a valer uma ordem da Justiça que obriga quatro grandes redes a fornecer esse tipo de embalagem.
Em vez disso, unidades dos grupos Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Sonda distribuíram as sacolinhas de plástico comuns e pouco resistentes.
As sacolinhas plásticas retornaram aos supermercados devido a uma ação judicial da Associação Civil SOS Consumidor contra a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e os quatro grupos supermercadistas citados.
A Justiça havia dado 30 dias para o início da distribuição das sacolas biodegradáveis. O prazo acabou anteontem.
A reportagem do Agora esteve em uma unidade de cada rede e verificou que elas distribuíam as sacolas de plástico, mas cobravam até R$ 0,59 pelas biodegradáveis, maiores e mais fortes.
Resposta
A Apas (Associação Paulista de Supermercados) diz que orienta seus associados desde o dia 26 a cumprir a decisão da Justiça e sugeriu a distribuição no prazo de 48 horas.
O Walmart afirma que recebeu a notificação depois dos outros e que tem até a semana que vem para se adaptar.
O Carrefour diz que todas as lojas já receberam a nova opção de sacolinha descartável, e que estará disponível aos clientes a partir de hoje.
O Grupo Pão de Açúcar, do Extra, diz que já fez o pedido de sacolas biodegradáveis, mas que algumas lojas ainda não as receberam.
O Sonda não respondeu. Nenhum dos supermercados comentou a fragilidade das sacolinhas distribuídas atualmente.

Postar um comentário

0 Comentários