Segundo dia de blecaute na Índia deixa 670 milhões sem energia


Apagão foi constrangimento para o governo, que luta para reanimar o crescimento econômico


Reuters
NOVA DÉLHI - Metade da população de 1,2 bilhão de pessoas da Índia ficou sem energia na terça-feira, 31, à medida que a rede elétrica que cobre cerca de 12 Estados caiu, no segundo maior blecaute em dois dias e um constrangimento para o governo em um momento que luta para reanimar o crescimento econômico.
Blecaute foi o pior em mais de uma década - AFP
AFP
Blecaute foi o pior em mais de uma década

Estendendo-se de Assam, próximo da China, aos Himalaias e ao deserto do Rajastão, a queda de energia foi a pior a atingir a Índia em mais de uma década.
Trens ficaram parados em Calcutá e Délhi e milhares de pessoas saíam dos abafados metrôs da capital quando o moderno sistema subterrâneo parou de funcionar na hora do almoço. Prédios comerciais mudaram seus geradores para combustível diesel e o tráfego nas rodovias ficou congestionado.
"Teremos que esperar por uma hora ou uma hora e meia, mas até lá estamos tentando restaurar o metrô, a ferrovia e outros serviços essenciais", afirmou o ministro de Energia, Sushilkumar Shinde, a repórteres.
Mais de 12 Estados com uma população total de 670 milhões de pessoas ficaram sem energia, com a iluminação cortada mesmo nos principais hospitais em Calcutá.
Shinde culpou alguns Estados pelo colapso no sistema que estavam usando mais do que a sua parte de eletricidade da já sobrecarregada rede elétrica. A terceira maior economia da Ásia sofre com uma insuficiência energética de 10 por cento nos horários de pico, pesando sobre o crescimento econômico.
As redes de energia do sul e oeste do país forneciam energia para ajudar a restaurar os serviços, informou as autoridades.
O problema foi agravado por uma fraca temporada de monções nos Estados agricultores, como o cinturão de trigo de Punjab e Uttar Pradesh, nas planícies do Ganges, que tem uma população maior que o Brasil. Com menos chuvas para irrigar as plantações, mais fazendeiros recorrem a bombas elétricas para retirar água de poços.

Postar um comentário

0 Comentários