Coordenadora de saúde será convidada a esclarecer contrato



Município repassará R$ 7,1 milhões à instituição até 30 de junho de 2013

Jornal Cruzeiro do Sul

Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br

A coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Sorocaba, Maria Clara Schnaidman Suarez, será convidada a prestar esclarecimentos, na Câmara de Vereadores de Sorocaba, data ainda indefinida, sobre a prorrogação do contrato entre o município e o Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, com repasse de R$ 7,1 milhões. O valor do novo acerto, até 30 de junho do ano que vem, foi publicado no jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira. O chamamento da representante da Secretaria de Saúde saiu de um acordo entre o líder do governo, o vereador Paulo Mendes (PSDB) e o vereador Izídio de Brito (PT). O hospital Vera Cruz foi interditado na semana passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após uma força-tarefa organizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, com as polícias Federal, Civil e Militar visitar o local para apurar denúncias de maus-tratos.

O vereador Izídio de Brito (PT) apresentou na sessão de ontem, um requerimento pedindo informações da Prefeitura de Sorocaba, sobre o repasse feito pela Prefeitura de Sorocaba ao hospital Vera Cruz. O petista citou a matéria exibida no programa Conexão Repórter, do SBT, feita pelo jornalista Roberto Cabrini, em que o maus-tratos ocorridos dentro do hospital foram mostrados a todo país. Brito disse ainda que encaminhou ontem, após reunir-se com a promotora do Gaeco, Maria Aparecida Rodrigues Mendes Castanho, as 147 páginas do relatório da comissão especial formada no Legislativo para apurar o caso dos hospitais psiquiátricos de Sorocaba.

O vereador Luís Santos, também integrante da comissão, concordou com o petista e disse apenas que a Prefeitura de Sorocaba não podia cortar a verba do hospital Vera Cruz drasticamente, já que iria criar um problema social, tendo em vista que não haveria leito suficiente para fazer a transferência dos pacientes para outras unidades. Entretanto, alertou ele, é necessário saber de que forma a Prefeitura de Sorocaba está fiscalizando as unidades mentais de Sorocaba. "A responsabilidade do município é fazer estas avaliações e acompanhamentos até para justificar o repasse."

O petista então solicitou que a coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Sorocaba, Maria Clara Schnaidman Suarez, fosse convocada. O líder do governo, o vereador Paulo Mendes (PSDB), concordou. O requerimento verbal acabou aprovado pelos demais vereadores. "Por isso, além de pedirmos a suspensão do repasse, cobramos também que a prefeitura apresente um plano de ações, que contemple a desinternação e redistribuição de pacientes, para que essa verba pública seja mais bem utilizada", afirmou o petista.

Na tarde de ontem, após a sessão ordinária, o vereador Izídio de Brito (PT) entrou em contato com o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, que concordou com a convite à coordenadora da Saúde Mental da Prefeitura de Sorocaba. Houve ainda um aceno para convocação também de representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. "Conversei com o Ademir (secretário de Saúde) e ficamos também de chamar a DRS. Na verdade, o DRS é quem regula a vaga. Vou oficializar isso agora com o vereador Paulo Mendes, para também chamá-los."

A direção do Hospital Vera Cruz nega a ocorrência de maus-tratos de pacientes e admitiu o número reduzido de funcionários para cuidar dos internos, situação inclusive já informada às autoridades competentes.

Postar um comentário

0 Comentários