Fila de ônibus parados trava trânsito no Grajaú à noite

Fila de carros disputa espaço com ônibus no Grajaú

Léo Arcoverde

do Agora
Diariamente, entre 20h30 e 23h, o trânsito trava na avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú (zona sul), na direção da balsa da ilha do Bororé.
O motivo são duas filas com ônibus da Viação Cidade Dutra parados, que bloqueiam duas das quatro faixas da via, uma em cada sentido, para entrar na garagem da empresa, na rua Elísia Gonçalves Barcelos --uma travessa da avenida.
Quem mora no chamado fundão do Grajaú --formado por bairros como Jardim Eliana, Parque Shangrilá e Conjunto Residencial Bororé-- leva até 40 minutos no carro, no ônibus ou na lotação para atravessar 1,6 km da Belmira Marin.
Anteontem, o Agora percorreu esse trajeto em 17 minutos --entre as 20h58 e as 21h15.
Com o trânsito livre, respeitando o limite de velocidade da avenida (30 km/h), esse trecho é percorrido em três minutos e 12 segundos.
Com 360.787 habitantes, o Grajaú é o distrito mais populoso da capital; fica a 28 km do centro, encravado entre a avenida Senador Teotônio Vilela e a represa Billings.
Resposta
O gerente administrativo da Viação Cidade Dutra, Luiz Yukio, disse, em nota, que o trânsito lento é motivado pelo excesso de veículos que circulam na região e pelo fato de não haver vias alternativas à av. Dona Belmira Marin.
Yukio afirmou ainda que os ônibus são "alocados em linha e operam conforme ordem de serviço" da prefeitura.
Os veículos entram em circulação e terminam a jornada, diz ele, em horários escalonados.
O gerente disse que o recolhimento não pode ser feito de madrugada devido à quantidade de ônibus envolvidos --a viação tem 520 veículos.
"Os ônibus são abastecidos, lavados e passam por reparos, quando necessário."
Disse ainda não haver uma orientação da empresa para motoristas que cruzem o semáforo fechado.
Resposta 2
A SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo em SP) disse ter intensificado ontem a fiscalização para evitar problemas na fluidez do trânsito na região do Grajaú.
A CET disse que realiza operações constantemente na via para garantir a fluidez do trânsito no local e coibir infrações.

Postar um comentário

0 Comentários