Homicídios e furtos crescem em Sorocaba



De julho a agosto, casos de assassinato dobram, furtos sobem 19% e tentativas de morte são quatro vezes mais

 Jornal Cruzeiro do Sul
Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

Sorocaba registrou aumento nos casos de homicídio e tentativa de homicídio em agosto. Segundo a estatística da criminalidade divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, em apenas um mês dobrou o número de homicídios dolosos na cidade, com um total de oito ocorrências. Em relação às tentativas de homicídios, o aumento foi ainda maior, com um total de 14 ocorrências, mais de quatro vezes maior que o mês anterior, quando foram registrados três casos. No ano, o aumento é de 30,3% em relação ao mesmo período de 2011. Os casos de furtos também apresentaram crescimento significativo no período. Em agosto foram 722 ocorrências do delito, contra 606 registrados no mês anterior, uma alta de 19%. Outro delito em alta no município foi o de lesão corporal culposa não relacionadas a acidentes trânsito. No mês foram 16 ocorrências, contra 6 denunciadas em julho.

O delegado assistente da Seccional de Sorocaba, José Antônio Belloti, considerou preocupante esse aumento no número de homicídios e tentativas de homicídios no município e disse que a partir destas estatísticas será feito um mapeamento para verificar o que motivou esses crimes e a que estão relacionados. Ele ressaltou, porém, que esse tipo de ocorrência é de difícil prevenção, pois são delitos de momento ou oportunidade que podem ocorrer durante brigas em bares e entre familiares ou mesmo de acerto de contas relacionados ao tráfico de drogas. "A partir desse mapeamento que envolverá todos os crimes que tiveram aumento de incidência é que serão definidas as ações policiais de combate a essas ocorrências", disse.

O coordenador operacional do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, capitão Vanclei Franci, confirmou que a maioria das ocorrências de homicídios é de crime passional, o que dificulta uma ação preventiva. Ele destacou, no entanto, que no mês de agosto a maior parte dos delitos teve redução no número de ocorrências, especialmente os casos de roubos, que são preocupantes por usar de violência contra a vítima, inclusive com o uso de arma de fogo. Em agosto, os casos de roubo caíram 28,8% no comparativo ao mês ao anterior, passando de 229 ocorrências para 163.

Outro crime com queda de ocorrência no período foi o furto de veículos, que caiu de 231 para 204 casos (-4,2%). Os roubos de veículos também se mantiveram estáveis, com 44 ocorrências no mês, assim com o tráfico de drogas (85). Segundo o coordenador operacional do 7º BPM-I, as operações de bloqueio realizadas pela PM e o planejamento estratégico voltado às regiões onde se observa aumento da criminalidade têm conseguido inibir a atuação de marginais. Ele citou que de janeiro até 20 de setembro deste ano foram efetuados 783 flagrantes de crimes na cidade, com um total de 1.028 pessoas presas. 

Além da ação policial, o capitão afirmou que a participação da população no Disque-Denúncia (181) tem auxiliado nesses casos, principalmente em relação aos flagrantes. "Essa participação da comunidade é fundamental, não apenas em relação às denúncias, mas também no registro de ocorrências, por menor que sejam, pois são esses registros que fazem os indicativos que direcionam as ações policiais."
 
No ano, aumento 
No balanço dos primeiros oito meses do ano, a criminalidade continua em alta em Sorocaba, em comparação ao mesmo período de 2011. Segundo a estatística divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, o maior aumento foi verificado nos casos de lesão corporal culposa (42,5%), seguido das ocorrências de tentativa da homicídios (30,3%).
 
Na sequência vêm os casos de estupro (29%), lesão corporal culposa por acidente de trânsito (28,9%), roubos de veículos (27%), furtos de veículos (24,3%) e tráfico de entorpecentes (18,6%). Na avaliação do capitão PM, apesar de alguns indicativos estarem altos em relação ano passado, o crescimento não seria preocupante, pois de mês a mês percebe-se redução na incidência da criminalidade, graças às ações policiais.

Postar um comentário

0 Comentários