Vereador preso em MG espera transferência


 

Jornal Cruzeiro do Sul

Passados cerca de quatro meses de sua prisão na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, o vereador afastado de Mairinque, Alex dos Santos Silva (PTB), ainda se encontra detido no Presídio Regional do município mineiro, sem previsão de ser transferido para alguma unidade penitenciária do Estado de São Paulo. Segundo informações obtidas junto à direção do Presídio de Montes Claros, a transferência de Silva depende de um comunicado do governo de São Paulo, que ainda não foi encaminhado a Minas Gerais. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo foi questionada sobre essa situação, porém não encaminhou resposta até o fechamento dessa edição. Alex era procurado pela Polícia desde janeiro de 2011, por crimes de tráfico de drogas e abuso sexual contra adolescente.

Desde que foi encontrado na cidade mineira de Montes Claros, o vereador foi encaminhado para uma cela separada no Presídio Regional daquela cidade, sob a alegação da direção de "preservar" sua integridade física. Os trâmites burocráticos para poder transferi-lo depende de negociações dos governos do Estado de São Paulo e Minas Gerais, que já alegaram a esse jornal que não poderiam informar qual presídio ou cadeia receberiam o acusado por motivos de segurança.

Já na Câmara Municipal de Mairinque, a informação é de que Silva, desde que passou a ser procurado pela Justiça, passou por um processo de licenciamento compulsório, fazendo com que ele ficasse afastado de seu cargo de vereador, sem ter direito a receber o seu salário de parlamentar. "Até que saia o julgamento, ele ficará nesse licenciamento. Desde que foi proposta a denúncia, em janeiro do ano passado, ele foi afastado compulsoriamente, pois estava foragido e não teria como participar de nenhuma sessão da Câmara. Com isso, ele não está recebendo salário desde aquela época", explica o procurador jurídico da Câmara, Francisco Amorim. Ele ainda revela que o Poder Legislativo só poderá propor alguma ação sobre a situação do mandato dele, depois que sair o julgamento final do processo que corre contra Silva.


O caso


Alex dos Santos Silva foi preso no final de maio, após ser localizado em um estabelecimento comercial que fica próximo a uma igreja em Montes Claros. Ele portava documentos do irmão. A identidade dele foi confirmada após a polícia achar dentro do carro dele seus verdadeiros documentos. Alex e seu assessor, Samuel Monteiro, tiveram prisão preventiva decretada em 28 de janeiro do ano passado, quando passaram a ser considerados foragidos. Investigações da Polícia Civil e do Ministério Público concluíram que os dois promoviam festas em que consumiam drogas e faziam sexo com adolescentes, usadas também para comprar cocaína em Itapevi.

Postar um comentário

0 Comentários