Furtos e roubos registram aumento no mês de outubro


O Jardim Paulistano tem índice elevado de furto de veículos - Por: Erick Pinheiro


 Jornal Cruzeiro do Sul
Furtos e roubos aumentaram em Sorocaba de setembro para outubro. Dados oficiais da estatística da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram crescimento de 17,5% nos furtos, de 599 para 704. Os furtos de veículos, contados em separado, aumentaram 11%, de 215 para 238.  O menor número mensal de furtos em 2012 tinha sido registrado em fevereiro: 548. E os furtos de veículos em junho, com 180. Os roubos, exceto o de veículos, também aumentaram de um mês para outro, 34%, de 134 para 166. Os roubos de veículos praticamente se mantiveram: 46 em setembro e 45 em outubro. 

Os homicídios dolosos (com intenção) se igualaram nos dois meses: 6. O trânsito matou mais no mês passado. Os homicídios culposos por acidente de trânsito dobraram. Foram 12 em outubro - maior quantidade do ano - e 6 em setembro. Em agosto, a polícia registrou apenas um homicídio culposo por acidente de trânsito. 

Os furtos de veículos ocorrem principalmente em bairros da zona sul, como Parque Campolim, Jardim Vergueiro, Jardim Paulistano e Mangal. Os modelos preferidos pelos ladrões são os mais populares: Uno, Palio, Corsa e Gol. Eles costumam agir nas imediações de bares, casas noturnas, faculdades, hospitais e clínicas. 

Entre as motos, a mais furtada é a Honda CG-125. Somados os roubos e furtos de veículos de outubro a média diária em Sorocaba foi de 9,4. Normalmente, 30% e 40% dos veículos roubados e furtados são recuperados. Na região administrativa de Sorocaba, com 79 municípios, houve queda de 6,2% nos furtos em geral na comparação de novembro de 2010 para outubro de 2011 com novembro de 2011 a outubro de 2012, conforme a assessoria de imprensa da SSP.(Marcelo Roma)

Postar um comentário

0 Comentários