RodapéNews - 24/11/2012, sábado (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)


INDÍCIOS DE FRAUDES EM PARECERES TÉCNICOS NAS AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS ANA, ANAC E ANVISA

 

OPERAÇÃO PORTO SEGURO APURA IRREGULARIDADES NA ANA E ANAC
G1 - 23/11/2012
PF prende dois diretores de agências reguladoras e indicia 18 por fraudes
Segundo PF, grupo fraudava pareceres para favorecer empresas privadas.
Investigação começou em 2011, com denúncia de funcionário do TCU.
Operação Porto Seguro da Polícia Federal levou nesta sexta (23) ao indiciamento de 18 suspeitos de participar de um esquema de fraude em pareceres técnicos de órgãos públicos. Seis pessoas foram presas, incluindo um diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e outro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
 
INDÍCIOS DE PARTICIPAÇÃO NO ESQUEMA DA CHEFE DA PRESIDÊNCIA EM SP E DO  Nº 2 DA AGU
Estadão - 24/11/2012
PF apreende documentos no escritório da Presidência da República em SP
Operação tem como alvos a chefe de gabinete da Presidência em SP e o número 2 da AGU
A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, braço direito do advogado geral da União, Luís Inácio Adams, são os dois principais alvos da Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta sexta-feira, 23, em Brasília e São Paulo. O objetivo é desarticular uma organização criminosa infiltrada na máquina federal para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos em benefício de interesses privados
 
ESQUEMA DE FRAUDES NA ANVISA PARA LIBERAR AGRÓTOXICOS QUE PODEM PROVOCAR DANOS À SAÚDE

Folha - 21/11/2012
Dois agrotóxicos 'pularam' avaliação da Anvisa
Dois agrotóxicos chegaram ao mercado nacional sem terem passado pela avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que atesta sobre eventuais danos do produto à saúde humana.
Essa fase de avaliação é obrigatória para os produtos obterem o registro no Ministério da Agricultura, mas foi "pulada". Sem o aval da Anvisa, os agrotóxicos não poderiam chegar às prateleiras
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1188628-dois-agrotoxicos-pularam-avaliacao-da-anvisa.shtml

Folha - 23/11/2012
Mesmo com alerta, ministério permitiu venda de agrotóxico O Ministério da Agricultura autorizou a venda de um agrotóxico mesmo após ter sido informado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que o produto estava irregular e poderia causar danos à saúde.
Para ser comercializado, um agrotóxico precisa passar por avaliações simultâneas na Anvisa (que mede os efeitos na saúde humana), no Ibama (dano ambiental) e no próprio Ministério da Agricultura, que avalia a eficácia agronômica e dá o registro
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1189748-mesmo-com-alerta-ministerio-permitiu-venda-de-agrotoxico.shtml

Leia também:
 
BRASIL PRECISA SER "DESPRIVATIZADO" DIANTE DA CORRUPÇÃO CONSENTIDA,  "INVISÍVEL" E PERMANENTE
 
"CORRUPÇÃO LEGALIZADA" TEM RESPALDO DE LEIS
 
Folha - Tendências / Debates - 18/11/2012
Corrupção legalizada - por Odred Grajew, empresário e coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo 
Atos disfarçados de corrupção, desvio de dinheiro público e compra de votos são amplamente praticados no Brasil com respaldo das leis e das legislações.
O financiamento das campanhas é feito majoritariamente por empresas. Nas eleições de 2010, empresas doaram R$ 2,3 bilhões e foram responsáveis por 70% dos recursos para as campanhas dos deputados federais, 88% dos recursos dos senadores, 90% para os candidatos a governadores e 91% para os candidatos a presidente. Só 1% das empresas doadoras (479) fizeram 41% das doações e 10% das empresas foram responsáveis por 77% das doações.
A quase totalidade dessas empresas tem negócios com governos e dependem muito dos políticos para realizar suas atividades.
O que quase todas estas empresas esperam dos eleitos? Contratos e legislações em seus benefícios.
Outra forma largamente usada para corromper e comprar votos com uso de dinheiro público é a prática dos parlamentares apresentarem emendas ao orçamento, buscando canalizar recursos públicos para projetos do seu interesse.
Está na hora da sociedade e de todos aqueles que, com razão, se indignam com a corrupção, com a compra de votos de parlamentares e com o desvio de dinheiro público se mobilizarem para acabar não só com a ilegalidade, mas também com a "legalidade" dessas práticas.
Saiba mais
 
"MÃE DA CORRUPÇÃO"
Estadão - 22/11/2012
Lei eleitoral é a mãe da corrupção, diz ministro
Em seminário, Carvalho chama de 'maldito' o financiamento privado de campanhas eleitorais

Postar um comentário

0 Comentários