Testes reprovam filtros solares


Folha de S.Paulo

Entre dez marcas de filtros solares de uso adulto à venda no país, duas têm menos da metade do FPS (Fator de Proteção Solar) declarado no rótulo, segundo teste encomendado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).
A avaliação incluiu produtos das marcas L'Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30.
Os produtos foram submetidos a análise para checar o fator de proteção, além de passarem por testes de irritabilidade, entre outros.
Resposta
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos afirmou que refuta os dados da Proteste e que o teste usa métodos não reconhecidos.
A Nivea afirma que seus produtos são testados seguindo protocolos internacionais de qualidade e que discorda dos resultados da Proteste.
A Energizer, que produz o Banana Boat, diz que a empresa cumpre as normas de certificação da Anvisa.
A La Roche-Posay diz que todos os dados contidos no rótulo de seu filtro solar foram comprovados em testes feitos com metodologias aprovadas pela Anvisa.
O Boticário declarou cumprir todos os requisitos da legislação vigente. A Avon afirma que garante a segurança e a eficácia de seus produtos.
A Schering Plough, da marca Coppertone, declarou que todos os produtos são aprovados com rigor científico.
A Cenoura&Bronze afirma seguir os padrões exigidos pela Anvisa. A Kimberly-Clark Brasil, da marca Huggies, afirma que avalia seus produtos periodicamente.
A Sundown, da Johnson & Johnson, declarou que seus produtos passam por testes em instituições idôneas. Procuradas, a Red Apple e a L'Oreal não se pronunciaram.

Postar um comentário

0 Comentários