Centro de Reabilitação tem a entrega adiada pela 3ª vez



Governo do Estado altera a data e o local de instalação para 2014


Abner Laurindo
abner.laurindo@jcruzeiro.com.br
 

Pela terceira vez em quatro anos, o governo do Estado mudou a data para a entrega da unidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro em Sorocaba. A unidade de saúde, que desenvolve serviços ambulatoriais e de retaguarda hospitalar para fisioterapia e reabilitação, deverá ser entregue apenas em 2014, porém não será mais instalada no bairro Mangal, como amplamente divulgado nos últimos três anos pelos governos de José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. O Centro agora será construído dentro do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde também funcionam os hospitais Regional, Leonor Mendes de Barros e o Santa Lucinda, na avenida Comendador Pereira Inácio, no Vergueiro. O investimento na obra será de R$ 7 milhões e a previsão é que a unidade possa realizar perto de 8 mil atendimentos por mês. 

As informações foram dadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), órgão criador que divide a responsabilidade pela rede de reabilitação com instituições de assistência, ensino e pesquisa na área de atendimento às pessoas com deficiência. 

Segundo a assessoria da Seped, o objetivo da mudança de endereço foi implantar o Centro perto da estrutura de alta complexidade médica do Hospital Regional e também para ampliar a capacidade de atendimento dos pacientes. Informou ainda que devido à transferência de local, o projeto do Centro precisou ser modificado para ser adaptado à nova planta. Por causa disso, só será aberta a licitação para escolha da empresa que construirá o Centro de Reabilitação depois da conclusão do novo projeto arquitetônico. A secretaria não divulgou um prazo para o encerramento do processo de escolha da terceirizada que realizará o serviço. 

A unidade de saúde seria instalada, até o final do ano passado, no prédio que abriga a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, no bairro Mangal. A Prefeitura de Sorocaba inclusive começou uma reforma no imóvel para receber o Centro de Reabilitação como parte da parceria firmada com o governo estadual. No local, ainda continua funcionando as atividades administrativas do Cati. 

Várias promessas 

Desde a gestão do governador José Serra (PSDB), em 2008, ano em que foi criada a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o Estado promete a instalação de uma unidade na cidade. Na primeira, o prédio da Rede de Habilitação seria entregue no primeiro semestre de 2010. No ano da possível inauguração da unidade, a Prefeitura de Sorocaba, parceira no projeto e que tinha ficado responsável em construir ou adequar um prédio para o funcionamento do Centro, divulgou uma nova data para a entrega do espaço de saúde para o primeiro semestre de 2011. 

Na época, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) anunciou que o projeto estava adiantado e que a desocupação do Cati estava sendo concluída, porém, o assessor político da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Carlos Cruz, em visita à cidade, numa entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, concordou que o projeto estava adiantado mas não "sacramentado", e não soube explicar o que o termo significava na prática em matéria publicada em 16 de maio de 2010. 

Outra nova promessa da entrega da unidade foi feita em 22 de março de 2011 pelo atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante apresentação do projeto de modernização e ampliação do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) que contemplava a construção da uma unidade da rede Lucy Montoro no local.

Postar um comentário

0 Comentários