Prazo para justificar ausência termina hoje


Quem não votou no 2º turno têm até as 18h de hoje para justificar - Por: Luiz Setti


Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições têm até as 18h de hoje para justificar a ausência no dia da votação. O motivo do não comparecimento pode ser relatado em qualquer uma dos zonas eleitorais da cidade, que ficam todas reunidas em um só prédio, na Praça da Maçonaria, s/nº, no Mangal. Para isso, o eleitor deve estar portando um documento com foto, como a carteira de habilitação ou o próprio RG, por exemplo, no momento da justificativa. No cartório, será entregue um formulário, que também pode ser adquirido previamente no site do Tribunal Superior Eleitoral no qual o motivo da ausência será explicado. Também serão anexados os comprovantes do eleitor que asseguram os motivos da ausência. 

Para que a justificativa seja concretizada, é necessário que haja um documento de comprovação do motivo. Em casos onde não existe tal prova, o mais indicado é pagar uma multa, no valor de R$ 3,51, como explica o analista judiciário Emerson Machado. "A justificativa deve ser comprovada documentalmente. Em casos como uma internação, por exemplo, o eleitor deve apresentar o atestado médico para comprovar o motivo", conta. Ele diz ainda que o prazo que se encerra hoje é apenas o deste processo. "Para quem vai pagar a multa, não tem prazo de vencimento. Mesmo assim é indicado que seja pago até o início do ano, pois logo o TSE começa a fazer os levantamentos dos títulos e caso a pessoa tenha deixado de comparecer a três turnos de eleições, ela corre o risco de perdê-lo", alerta. 

Até a tarde de ontem, a movimentação nos cartórios eleitorais era muito pequena. A 137ª zona eleitoral, por exemplo, até o momento havia registrado apenas duas justificativas. Mas para hoje, há a expectativa de um aumento considerável na procura pelo serviço. "No primeiro turno teve muito movimento mesmo somente no último dia de justificativas", revela Emerson Machado. 

Um dos poucos a procurar o cartório eleitoral para apresentar uma justificativa pela ausência no processo eleitoral deste ano foi o supervisor de rede Douglas Cabrera. No entanto, ao contrário do que imaginou, ele teve de pagar a multa. "Minha esposa guardou tão bem meu título de eleitor que no dia em que fui votar não consegui achar", explica. Pela primeira vez votando em Sorocaba, ele confessa que não sabia do término do prazo para a justificativa. "Tinha ouvido falar que acabava no fim do mês, mas não sabia que era só até amanhã (hoje). É bom para ficar livre para poder prestar um concurso público, por exemplo", afirma Douglas. (César Santana - Programa de estágio. Com supervisão de Daniela Jacinto)

Postar um comentário

0 Comentários