68 dos 151 pontos alagáveis estão com galerias entupidas


Funcionários da Inova limpam bueiro na zona oeste

Rafael Italiani

do Agora
Dos 151 pontos críticos de alagamento da capital, 68 estão com tubulações e galerias pluviais entupidas, segundo dados de 2012 das concessionárias Inova e Soma, responsáveis pelas limpezas periódicas dos bueiros.
O serviço nos bueiros é obrigação dessas duas empresas. Já a limpeza e manutenção das tubulações mais abaixo dos bueiros, incluindo as galerias pluviais, são de responsabilidade da prefeitura.
Sempre que um bueiro é limpo, as empresas devem fazer um relatório, encaminhado à prefeitura. Nessa lista constam os entupimentos nos ramais e galerias.
Resposta
A Secretaria da Coordenação das Subprefeituras afirmou que, em 2012, limpou 677.744 metros de ramais e outros 343.057 de galerias pluviais. Ainda de acordo com a pasta, as intervenções "ocorrem de forma rotineira, a partir da programação das subprefeituras e também são feitos a partir da constatação do problema pelas empresas".
São mais de 150 equipes para fazer a limpeza, a manutenção e a conservação dos ramais e das galerias.
A prefeitura disse que o principal problema nas estruturas é a presença de lixo. A secretaria afirma que os bueiros permanecem entupidos, mesmo com a limpeza, devido ao "grande volume de lixo descartado irregularmente".
A prefeitura afirmou que irá intensificar as ações de limpeza e o combate ao descarte irregular de entulho.
A assessoria de imprensa da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) afirmou que as intervenções das galerias eram feitas "rotineiramente" e sempre que constatada "a necessidade de intervenção pontual".

Postar um comentário

0 Comentários