Sorocaba registra queda de roubos e aumento do tráfico


Flagrantes de venda de drogas cresceu 29,7% de janeiro a maio

 Jornal Cruzeiro do Sul

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

O número de roubos em Sorocaba entre janeiro e maio deste ano teve uma queda de 18% em comparação ao mesmo período de 2012. O levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública revela o registro de 858 ocorrências nos cinco primeiros meses contra 930 no ano anterior. Em contrapartida, a quantidade de registros relacionados ao tráfico de drogas aumentou 29,7%.

Esse relatório referente aos roubos reúne casos que envolveram crimes contra os transeuntes, bancos, veículos e de carga. Segundo o delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia, Fábio Laino Cafisso, essa queda é explicada pela "sensação de punidade". "O ser humano delinquente, que também faz parte da comunidade, percebe que as polícias estão na rua, investigando, e fica mais inibido para cometer esse tipo de crime", comenta.

As estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública detalham que houve, entre janeiro e maio deste ano, um total de 342 roubos de veículos (média de 2,28 por dia). No ano passado, a quantidade foi de 221. Apenas dois foram registrados em cargas - um em abril e outro em maio. A quantidade de homicídios dolosos - com a intenção de matar - se manteve equilibrada: caiu de 25 para 24 casos, nos cinco primeiros meses de 2013 e 2012, respectivamente. Também ficaram na média as tentativas de homicídio, que diminuíram de 50 para 41, e de estupros, de 105 para 100. "Isso é um reflexo do trabalho ostensivo, preventivo e uniformizado das polícias Civil e Militar, que inibe a prática dessas infrações violentas", diz Cafisso.

Já os casos de tráfico de entorpecentes aumentaram 29,7% em Sorocaba. O número de 378 ocorrências registradas entre janeiro e maio de 2012 saltou para 537 em 2013. Para Cafisso, esse combate às drogas não depende exclusivamente do trabalho das polícias. "É preciso ter um programa de conscientização para a juventude com objetivo de evitar essa prática criminosa. Pois, o aumento do tráfico é uma consequência do aumento do consumo", explica o delegado.

De acordo com Cafisso, o narcotráfico tem sido alvo de uma atenção severa de ambas as polícias. "Temos feito operações específicas, entre elas nos bairros dos Morros, Sabiá, Zacarias e João Romão, responsáveis pelo abastecimento naquela região sul", diz. Os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública mostram ainda um aumento de 9% no número de furtos registrados em Sorocaba. A quantidade passou de 3.081 para 3.384 entre janeiro e maio de 2012 e 2013, respectivamente. 

Somente neste ano foram registrados em Sorocaba um total de 1.152 furtos de veículos. Foram 214 em janeiro, 220 em fevereiro, 249 em março, 247 em abril e 222 em maio.

Postar um comentário

0 Comentários