Mairinque, SP, prepara 'plano B' para evitar problemas com coleta de lixo

Empresa responsável diz que não receber pelo serviço desde fevereiro.

Prefeitura admite desentendimentos e pretende abrir nova licitação.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A Prefeitura de Mairinque (SP) está preparando um plano emergencial para não prejudicar a coleta de lixo na cidade, que pode ter problemas nos próximos dias por falta de acordo do poder público com a empresa Enob, responsável desde 2010 pelo serviço. A prefeitura afirma que já enviou uma notificação extrajudicial à empresa informando o desejo de romper o contrato.
Nesta sexta-feira (26) surgiram informações entre os funcionários de que a empresa estaria preparando demissões e a possível retirada da cidade. A Enob alega que está sem receber pelos serviços prestados na cidade desde fevereiro, e que não tem como destinar o lixo da cidade para o aterro sanitário de Itapevi (SP) por causa da falta de pagamento.
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura diz que realmente o pagamento foi suspenso, mas aponta culpa da concessionária por dois fatores: a falta de provas documentais da entrega do lixo em Itapevi e a não realização de um dos serviços previstos em contrato: a reativação do aterro sanitário de Mairinque.
O local está interditado há mais de uma década, e a licitação feita em 2010 e vencida pela Enob previa a realização desse serviço, além da coleta do lixo residencial e da limpeza das ruas. Mas, segundo a prefeitura, tal trabalho nunca foi executado. A cidade foi alvo de uma ação do Ministério Público e, no início deste ano, por decisão judicial, obrigada a realizar a reativação de seu próprio aterro.
Em reunião nesta sexta, o prefeito Rubens Merguizo Filho e alguns secretários começaram a traçar um plano preventivo para o caso de a empresa abandonar o serviço. A reportagem do G1 procurou a Enob, mas ninguém da empresa foi encontrado.

Postar um comentário

0 Comentários