Orçamento vai ao Congresso sem definição da Lei de Diretrizes

Com a LDO tramitando e vetos trancando a pauta, será difícil governo atender às regras até final de agosto


Eduardo Bresciani e Ricardo Brito - O Estado de S. Paulo
Tratado como “peça de ficção” por alguns parlamentares, o Orçamento da União para 2014 poderá honrar ainda mais o tradicional apelido. O prazo para enviá-lo ao Congresso é 31 de agosto. Mas impasses no Congresso sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o trancamento da pauta por vetos presidenciais deverão fazer com que o governo mande o texto sem que os parâmetros tenham sido definidos previamente. Desde a Constituição de 1988, fato semelhante só aconteceu em 2006, quando a LDO de 2007 foi aprovada junto com o Orçamento.
O pano de fundo desse impasse é o debate sobre a execução obrigatória de emendas parlamentares – o chamado orçamento impositivo. Proposta de campanha de Henrique Alves (PMDB-RN) à Presidência da Câmara, essa emenda constitucional aguarda votação numa comissão especial – mas a tese já consta do parecer preliminar do relator da LDO de 2014, Danilo Forte (PMDB-CE).
O governo é contrário a essa proposta porque ela reduz seu controle sobre as despesas. Por isso, ele atua para barrar o orçamento impositivo na comissão e no debate da LDO. O problema é que a grande maioria da Câmara apoia a ideia, que lhes daria maior autonomia às suas emendas.
A disputa recomeça na semana que vem, quando os parlamentares volta do recesso branco que eles mesmos se deram nos últimos 15 dias. A comissão que discute a emenda do orçamento impositivo se reúne na terça-feira, dia 6, e deverá aprovar a mudança, derrotando o governo. E só depois disso é que a LDO deverá ser debatida na comissão que trata do projeto. No caso desta proposta, será ainda preciso abrir prazos para emendas, o que torna pouco provável sua votação na próxima semana.
Para ampliar o imbróglio, um acordo firmado antes do recesso prevê que o Congresso passará a considerar trancada a pauta 30 dias após a publicação de vetos presidenciais. Com isso, a partir de 10 de agosto a LDO só pode ser apreciada depois que os parlamentares analisarem as decisões de Dilma Rousseff sobre os mais variados temas. Só quatro destes vetos que trancam a pauta em agosto podem custar ao Tesouro cerca de R$ 6,2 bilhões.
Essa pauta de vetos a serem apreciados inclui a desoneração de itens da cesta básica, o Ato Médico – projeto de regulamentação das atividades na área de saúde, que teve 10 dispositivos vetados – e o fim da cobrança adicional de 10% do FGTS em demissões imotivadas, proposta que tem forte lobby empresarial.
Na Câmara, o sentimento é que a LDO não vencerá as barreiras a tempo de interferir na elaboração do Orçamento pelo Executivo. Com isso, o Congresso terá de fazer as tramitações em paralelo de LDO e Orçamento para que não haja discrepâncias entre os textos. Em 2006, única vez em que isso ocorreu, as duas propostas acabaram sendo aprovadas no mesmo dia, em dezembro daquele ano. 

Postar um comentário

0 Comentários