Sorocaba:Segurança pública desagrada 51% da cidade


Pesquisa mostra que 33% dos moradores de Sorocaba já foram vítima de algum tipo de violência

 Jornal Cruzeiro do Sul

Carolina Santana
carolina.santana@jcruzeiro.com.br

Cinquenta e um porcento dos sorocabanos estão insatisfeitos com a segurança pública na cidade. É o que mostra a pesquisa sobre a Percepção da Violência em Sorocaba, levantamento realizado pelo Instituto São Paulo contra a Violência em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso). A pesquisa ainda mostra que 33% dos moradores da cidade já foram vítima de algum tipo de violência e 67% dos munícipes aumentaram os cuidados com a segurança pessoal e da família nos últimos três anos. Com relação à sensação de insegurança na cidade, em uma escala de um (pouco medo) a dez (medo extremo), a nota dada pelos entrevistados ao município foi 5,97. O levantamento foi feito entre os meses de março e maio deste ano. O questionário foi aplicado a 450 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 5%.

Como forma de melhorar a segurança pública em Sorocaba, 48% dos entrevistados apontam o reforço no policiamento como uma necessidade atual. Além da aplicação dos questionários fechados, a pesquisa também realizou uma dinâmica com um grupo de 22 sorocabanos, sendo 11 homens e 11 mulheres. A atividade serviu para que os pesquisadores conhecessem com maior profundidade a percepção dos cidadãos em relação à violência e à criminalidade na cidade. O resultado das análises, diz o estudo, deve auxiliar no desenvolvimento de projetos locais de prevenção e redução da violência e da criminalidade na cidade.

No grupo masculino, as causas da violência são definidas de maneira focalizada em dois grandes eixos: fatores econômicos e questões político-institucionais, como a falência do sistema de segurança pública, impunidade, corrupção, prisões superlotadas e ineficiência das leis brasileiras. Entre as mulheres, o conceito de violência é mais amplo, sendo considerado tudo o que atinge a integridade de uma pessoa. Para elas, até a falta de acesso a serviços básicos de saúde ou um mau atendimento por parte da polícia são fatores geradores da violência.
 
Comportamento humano 
A violência é um comportamento humano e a sensação de insegurança gerada pelo aumento no número de crimes não é exclusividade de Sorocaba. A fala é do delegado assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, Fábio Laíno Cafisso. "A violência é um fenômeno social e ela cresce de tempos em tempos. Percebemos que, de uns 15 anos para cá, houve uma retomada da violência por parte do cidadão", comentou Cafisso. As causas para esse cenário, continua, não são levantadas pela Polícia Civil que trabalha na investigação e solução dos casos após a ocorrência dos delitos.

Apesar da sensação de insegurança relatada pelos sorocabanos, Cafisso afirma que os índices de esclarecimento dos crimes em Sorocaba, sobretudo os de natureza violenta, são constantes. "O narcotráfico está sendo reprimido de forma excelente. O trabalho desenvolvido pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), pela Delegacia de Entorpecentes e da Defesa da Mulher, por exemplo, é excelente", afirma o delegado. 

Sobre possíveis ações para reduzir a sensação de insegurança dos sorocabanos, Cafisso acredita na continuidade de ações preventivas com maior efetivo policial nas ruas e da instauração de inquéritos policiais. A investigação realizada pela Polícia Civil fornece elementos probatórios para o Poder Judiciário trabalhar na condenação dos delitos ocorridos.
 
Sensação de segurança 
Responsável pelo policiamento preventivo, a Polícia Militar (PM) de Sorocaba afirma ter havido redução nos índices criminais entre o ano passado e agora, sobretudo na área patrimonial. De acordo com o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, a instituição vem realizando diversas operações que, além de reduzir a criminalidade, também tem como objetivo aumentar a sensação de segurança do cidadão sorocabano.

Por meio de nota, a PM informou que são empregadas, todas as modalidades de policiamento, direcionadas de forma estratégica, para regiões de maior índice criminal. Na nota, a Polícia Militar lembra a importância do cidadão também ter uma postura cuidadosa com a segurança e denunciar os infratores e autores de crimes. Todas as ocorrências devem ser registradas no Distrito Policial.
 
Assalto à mão armada 
Vindo de São Paulo há cinco anos, o técnico em informática, Júlio Cezar Reginato Júnior, 20, foi assaltado à mão armada na avenida Barão de Tatuí. "Em São Paulo, eu achava que fosse mais complicada essa questão de segurança pública, mas, lá, nunca fui assaltado. Acho que aqui eu andava mais relaxado", pondera. O assalto aconteceu há um ano e o jovem estava acompanhado por outros três amigos. "Levaram nossos pertences. Chamamos a polícia e logo tinha quatro viaturas para nos atender. Pegaram os bandidos logo depois", relembra.

Apesar do episódio, Júlio acredita que a segurança pública de Sorocaba está boa se comparada com outras cidades do mesmo porte. "Se o assalto tivesse sido em São Paulo, acho que a polícia não teria conseguido pegar os bandidos", afirma o jovem. Para o analista de sistemas André Felipe dos Santos, 24, a sensação de segurança em Sorocaba é boa. "Claro que acontecem crimes, é inevitável que aconteçam. Mas acho que, de forma geral, a segurança pública de Sorocaba está boa", afirma.

Quais os principais problemas de violência na cidade?
Problemas %
Acidente de trânsito 14%
Assassinato 7%
Estupro 4%
Roubos e assaltos 26%
Tráfico de drogas 27%
Crime organizado 4%
Crueldade contra os animais 6%
Violência nas escolas 6%
Violência doméstica 7%
Outros 0%

Quais as principais causas da violência e da criminalidade?
Causas %
Bebidas alcóolicas 20%
Drogas 30%
Ciúmes 3%
Preconceito 5%
Falta de emprego e dinheiro 11%
Influência negativa da mídia (TV, internet, etc) 5%
Falta de educação escolar 9%
Mau exemplo da família 11%
Falta de religião 7%
Outros 0%

Postar um comentário

0 Comentários