Processo eleitoral leva prefeito e vice de Itu ao Fórum


Acusação alega uso de dinheiro do exterior em campanha


Rodrigo Gasparini
rodrigo.gasparini@jcruzeiro.com.br

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze (PSD) e o vice, Neto Beluci (PSD) foram ontem ao Fórum da cidade para depor no processo que pede a cassação de ambos, acusados de recebimento de dinheiro do exterior durante a campanha eleitoral do ano passado. Os dois permaneceram cerca de uma hora no local, mas tiveram os depoimentos dispensados pela juíza eleitoral de Itu, Tatiana Teixeira de Oliveira. Tuíze e Neto chegaram e saíram juntos pelo portão dos fundos do Fórum. Eles não falaram com a imprensa. Um carro oficial do município, com seguranças, foi utilizado para despistar os jornalistas que estavam na frente do prédio.

A ação foi proposta por Oswaldo Sonsini (PMDB), candidato que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado. Num primeiro momento, o processo havia sido extinto pela Justiça Eleitoral de Itu. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao julgar procedente o recurso, determinou que o caso voltasse para a cidade.

De acordo com a acusação, a campanha da coligação encabeçada por Tuíze teria recebido R$ 100 mil em doação da empresa Amazon Transportes Ltda. Em seu parecer, a promotora Mariane Monteiro Schimidt ressalta que a Amazon é controlada pela FC Centauro Investimentos Ltda, que por sua vez é controlada pela Triple Star International Limited, com sede nas Bahamas. A lei eleitoral brasileira proíbe a utilização de dinheiro de origem estrangeira em campanhas.

"Bahamas, como é de amplo conhecimento, é um dos paraísos fiscais utilizados para ocultar dinheiro proveniente de origem ilícita, razão pela qual nos causa estranheza toda essa intricada rede por detrás da empresa que forneceu recursos para a campanha eleitoral dos representados", argumenta a promotora.

Segundo ela, embora a Amazon seja uma empresa tecnicamente brasileira, "torna-se necessário, diante dos indícios apresentados, a realização de outras provas para, enfim, verificar se não se trata apenas de empresa de fachada e se a mesma é controlada por outra empresa, sediada nas Bahamas".

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Amazon teve suas atividades encerradas. Tanto ela quando a Centauro tiveram a quebra de sigilo fiscal pedida pela promotoria.

No final da tarde de ontem, a Prefeitura de Itu divulgou uma nota na qual afirma que "as contas de campanha foram regularmente apresentadas e aprovadas sem qualquer ressalva, antes da diplomação. Tudo em conformidade com a legislação eleitoral".

Já o candidato derrotado Oswaldo Sonsini esteve em frente ao Fórum cerca de uma hora antes da chegada de Tuíze e Neto. Ele levava uma das advogadas em seu carro. Após alguns minutos estacionado, foi embora dirigindo e sem falar com a imprensa. Os advogados das duas partes também não se pronunciaram.

Postar um comentário

0 Comentários