Proposta do trem turístico prevê 5 roteiros de passeio


Abner Laurindo
abner.laurindo@jcruzeiro.com.br

Projeto do trem turístico de Sorocaba e região prevê a criação de cinco roteiros de passeios nos finais de semanas: o do cimento para Votorantim, da uva com destino a Pilar do Sul, do ferro para a Fazenda Ipanema, da laranja para Laranjal Paulista e do vinho com destino a São Roque. A proposta de implantação do projeto foi discutida, ontem à noite, numa audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba, convocada pelo vereador Luis Santos (PMN). Ela foi elaborada pela comissão do trem turístico do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), formada por 24 entidades ligadas ao setor de lazer, hotelaria e turismo cidade.

Durante a discussão, foram apresentados alguns procedimentos para pleitear no Ministério do Turismo a autorização da instalação do trem. As regras foram mostradas pelo diretor do Conselho Estadual de Turismo (Contur), José Carlos Carneiro, que apresentou entre as principais exigências, a constituição de entidade para coordenar o projeto, a apresentação do trecho de operação, o programa de manutenção e aporte financeiro. "É uma cartilha vasta cujos detalhes precisam ser cumpridos na integra", ressaltou Carneiro. Participaram da reunião representantes de entidades ligadas ao turismo e autoridades de Sorocaba e região. Entre eles, os secretários de cultura, Marcelo Domingues de Votorantim e Mara Silva Pires de Laranjal Paulista, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Geraldo Almeida.

Para viabilizar o projeto, a comissão disse que se reuniu com a diretoria do corpo técnico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligada a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, no último dia 26 de agosto, propondo ao órgão que anexe o projeto do trem turístico ao do trem regional, que poderá ser viabilizado após 2016. "Pedimos que no edital de concorrência fosse colocado uma clausula que tenha a implantação também do trem turístico", disse Luis Santos, comentando que CPTM mostrou-se receptiva à ideia dada pela comissão. 

O próximo passo, segundo a comissão, será marcar uma reunião com a direção da América Latina Logística (ALL), detentora da concessão das linhas férreas que cortam a cidade e seguem para os municípios que farão parte dos roteiros turísticos previstos pelo projeto. Para essa conversa, haverá a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba e da Secretaria de Cultura de Votorantim, e da Secretaria de Cultura de Iperó. 

A ideia central do projeto e implantação do trem turístico na cidade, de acordo com a Comtur, é resgatar a história da região, que nasceu do desenvolvimento da ferrovia, e também transformar Sorocaba e região num polo turístico.

Postar um comentário

0 Comentários