Semana do Jovem Eleitor faz emissão de 330 títulos


Cartórios lembram que jovens de 16 a 18 anos ainda podem solicitar documento


Sabrina Souza
sabrina.souza@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

Os cartórios eleitorais de Sorocaba emitiram 330 novos títulos a adolescentes de 16 a 18 anos durante a Semana do Jovem Eleitor, encerrada na última sexta-feira. Durante esse período, no qual as cinco zonas eleitorais da cidade ampliaram o horário de atendimento, o eleitorado dessa faixa etária na cidade aumentou em 17%. Os dados, divulgados ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apontam ainda que nos cinco dias da campanha, que ocorreu em todo o País com o objetivo de atrair eleitores na idade em que o voto não é obrigatório, outras 313 pessoas procuraram os cartórios para transferir o documento ou atualizar seus dados.

O número de jovens eleitores que a cidade ganhou com a campanha, no entanto, representa menos de 1% do eleitorado total da cidade - até sexta-feira eram 1.927 jovens de 16 a 18 anos aptos a votar - e o movimento nos cartórios ficou abaixo do esperado na semana. "Infelizmente não emitimos o tanto de títulos que gostaríamos para essa faixa etária", lamenta o chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE) de Sorocaba, João Lima. "O índice, porém, está dentro da média estadual", diz. Ele aproveita para convidar os jovens a tirar o título e participar das eleições do ano que vem. "É um momento importante para o País e os jovens têm a oportunidade de interferir na vida política de forma democrática e coerente", afirma.

João reforça que todos os atendimentos, tanto para emissão de novos títulos quanto para transferência e atualização de dados, continuarão normalmente nos cartórios eleitorais até o dia 7 de maio, quando faltarão 150 dias para as eleições nacionais de 2014. "Após esse período faremos a conferência dos cadastros a fim de evitar que a mesma pessoa tenha títulos em duas cidades diferentes, por exemplo", explica. Fora do período da campanha, as cinco zonas eleitorais funcionam das 12h às 18h. O chefe de cartório acrescenta que a população deve aproveitar desde já para regularizar o título a fim de evitar filas no fim do prazo. "O tempo médio de atendimento até agora têm sido de três a quatro minutos, mas muitas pessoas deixam para a última hora e aí a demora será maior".

Em relação à 357ª ZE, que apresentou o maior movimento durante os cinco dias em que o horário permaneceu ampliado, João Lima explica que trata-se do maior cartório eleitoral da cidade. "Esta ZE equivale à região da zona norte e registrou um terço de todos os atendimentos durante a Semana do Jovem Eleitor". João de Lima aproveita para esclarecer que nas eleições do ano que vem, Sorocaba ainda não utilizará o sistema de biometria. "Muitas pessoas vêm até aqui para cadastrar a digital, mas só algumas cidades usarão esse sistema em 2014 e não é o caso de Sorocaba", declara.

O voto é obrigatório apenas para os eleitores com mais de 18 anos. Para as pessoas com idade de 16 e 17 anos e acima de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos. Nessa faixa etária, é necessário documento de identidade, (RG ou certidão de nascimento e casamento) e comprovante de residência para retirar o título, e a opção de votar ou não continua mesmo com a retirada do documento. Os cartórios eleitorais ficam na Praça da Maçonaria, sem número, na Vila Independência. (Supervisão: Armando Rucci Filho)

Postar um comentário

0 Comentários