Prefeitura de Sorocaba rompe contrato de coleta de lixo

Consórcio foi contratado de forma emergencial para assumir o serviço.

Prefeito diz que não haverá alterações no cronograma da coleta.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
A prefeitura de Sorocaba (SP) rompeu o contrato de coleta e transporte de lixo com a empresa Gomes Lourenço, que tinha duração até março de 2015. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio fez nesta sexta-feira (29) o anúncio da quebra do acordo e a da contratação emergencial de um consórcio formado por três empresas que vai assumir o serviço.
O contrato, que está sob investigação da Câmara Municipal em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), vencia em março de 2015, mas já havia sido alterado por causa de quebra de acordo da empresa, que em outubro foi impedida de entregar o lixo no aterro sanitário de Iperó (SP) por falta de pagamento.
Na ocasião, a cidade ficou um dia sem coleta e a prefeitura fez um acordo para fazer o pagamento direto à Proactiva, proprietária do aterro, para que a coleta fosse regularizada. No contrato original, a Gomes Lourenço era paga para fazer o serviço em três etapas: coleta, transporte e destinação, que é a entrega do lixo ao aterro.

Segundo a prefeitura, o calendário da coleta não será alterado para os moradores e os 300 funcionários que trabalham hoje podem ser absorvidos pelo consórcio que vai assumir a responsabilidade pelo serviço. O contrato emergencial tem validade máxima de seis meses. A prefeitura informou que até janeiro de 2014, a prefeitura deve abrir uma nova licitação para contratar uma empresa para fazer a coleta de lixo.
Naquela época, Pannunzio já falava na possibilidade de romper o contrato. O prefeito diz que a empresa já foi multada várias vezes por descumprimento do acordo, e que o valor acumulado das multas chega a R$ 20 milhões. "Não podemos manter contrato com uma empresa que presta um serviço essencial à população e apresenta essa instabilidade", afirmou o prefeito.
Nos próximos dias, a Gomes Lourenço deve iniciar o recolhimento dos 45 mil contêineres espalhados pela cidade para a coleta do lixo. Como o contrato emergencial não prevê a colocação de novos contêineres, a prefeitura pede que os moradores embalem bem o lixo antes de colocá-lo na rua.
Responsáveis da Gomes Lourenço foram procurados pela equipe de reportagem do TEM Notícias, mas ninguém foi encontrado. A empresa ainda deveria fazer a coleta na noite desta sexta-feira, e o consórcio assume o trabalho a partir deste sábado (30).
Prefeitura de Sorocaba rescinde com empresa e faz contrato emergencial para coleta de lixo (Foto: Emerson Ferraz/PMS)Pannunzio anunciou quebra de contrato nesta sexta-feira, no Paço Municipal (Foto: Emerson Ferraz/PMS)

Postar um comentário

0 Comentários