PSOL do Rio defende expulsão de deputada

Folha de São Paulo

A Executiva do PSOL do Rio decidiu nesta terça-feira (26) recomendar a expulsão da deputada estadual Janira Rocha do partido. Ela é investigada por supostamente cobrar contribuição de funcionários para sua ala dentro da legenda e usar recursos do sindicato em campanhas eleitorais.
A recomendação do PSOL-RJ será enviada ao Conselho de Ética do Diretório Nacional, que analisa as suspeitas contra a deputada. A Executiva Regional decidiu também afastá-la da legenda.
Ruano Carneiro/Alerj
A deputada estadual Janira Rocha, ao se licenciar da presidência do Diretório Estadual do PSOL, em setembro
A deputada estadual Janira Rocha, ao se licenciar da presidência do Diretório Estadual do PSOL, em setembro
"Ela teve atitudes que não foram compatíveis com a lógica do partido. Acreditamos que o sindicato tem que ter autonomia dos partidos", disse o presidente do PSOL-RJ, Rogério Alimandro.
Janira se defenderá por escrito no Conselho de Ética, que não tem prazo para concluir a análise do caso.
A deputada depôs hoje na Corregedoria da Assembleia Legislativa e negou a prática de "cotização", bem como o uso de recursos do Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) em campanhas eleitorais.
Ela afirmou que poderia ser prejudicada, dentro do PSOL, pelo conflito entre correntes da sigla. A deputada sofreu pressão de correligionários para renunciar ao mandato.
"Infelizmente, algumas outras pessoas de outras posições políticas podem ver nessa situação que eu estou, uma forma de fazer disputa política interna, o que acho lamentável. Acho deveria existir uma solidariedade, não uma utilização política de um momento difícil para fazer disputa interna", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários