Quarta edição da Black Friday no Brasil quer convencer clientes de que vale a pena comprar

Com descontos que podem chegar a 80%, lojas esperam faturar R$ 340 milhões este ano


Thiago Mattos, do Estadão.com
Apesar de ter deixado a desejar desde quando foi lançada no Brasil, em 2010, a versão brasileira do Black Friday ainda dá aos consumidores a esperança de fazer bons negócios. A partir da 0 hora desta sexta-feira, 29, mais de 100 lojas brasileiras anunciarão megapromoções por 24 horas. Algumas delas, contudo, prometem antecipar as ofertas já para a manhã desta quinta-feira.
Inspirada no evento homônimo dos EUA, que segue o calendário do Dia de Ação de Graças e abre a temporada de compras natalinas, o Black Friday Brasil está em sua quarta edição. E para pegar de vez por aqui, os organizadores do evento garantem que as lojas cadastradas aderiram a um código de ética, em que se comprometem a oferecer descontos reais.
"Há três boas dicas para quem vai comprar: evitar os horários de pico (da meia-noite às duas da manhã e do meio-dia às duas tarde), sempre pesquisar os preços antes de comprar e procurar os produtos que estão em promoção no site", afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e idealizador do Black Friday Brasil. Segundo ele, a previsão deste ano é de que haja um aumento de mais de 50% em relação a 2012, alcançando R$ 340 milhões e mais de 850 mil pedidos.
Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o site Reclame Aqui, especializado no recebimento de reclamações e que serve de termômetro para a reputação das lojas. O site já disponibiliza dicas para os consumidores não pagarem caro nas falsas promoções, nem caírem em preços maquiados – principal queixa da última edição do evento. "Abrimos um canal para qualquer tipo de reclamação que vai funcionar 24 horas", garante Eugênio.
Entre os 6 mil produtos e serviços com descontos estão eletrônicos, eletrodomésticos, passagens aéreas, viagens, livros e produtos das mais diversas áreas como beleza, decoração e brinquedos.
Confira algumas das lojas que participam do Black Friday Brasil:
1) A Fnac vai oferecer descontos de até 80%. Entre as ofertas estão produtos Apple (descontos de até 15%); laptops e tablets de marcas variadas (até 25%); CDs (de 30% a 70%); DVDs e Blu-ray de filmes (de 20% a 50%); smartphones (até 25%); TVs (até 35%); jogos para PS3, X-Box e Wii (de 25% a 50%); todos os livros com, no mínimo, 35%.
2) A Netshoes oferecerá desconto de até 70%. O Sport Friday 2013, a versão esportiva da loja para o Black Friday, promete descontos e entrega dos produtos no mesmo dia.
3) A rede de hotéis Accor oferecerá ofertas de até 40% em hospedagem com café da manhã em 2 mil hotéis, desde luxo até a categoria econômica. Os descontos acontecem até o dia 29 de novembro com hospedagem válida entre 15 de dezembro de 2013 e 12 de fevereiro de 2014.
4) A Marisa promete descontos de até 80%. Já na quinta-feira, 28, véspera do Black Friday, a loja promove o "Pink Day". Compras acima de R$ 49,99 terão frete grátis e acima de R$ 99,90 as clientes ganham R$ 20 de desconto no ato e um cupom para presentear um amigo com outros R$ 20.
5) A TIM vai oferecer descontos de 40% na ultra banda larga fixa. Quem comprar o serviço de 50 Mega até sexta-feira pagará R$ 50 de mensalidade até junho de 2014. Após o período promocional, o valor passará a ser de R$ 89,90.
6) A Magazine Luiza vai oferecer produtos de diferentes categorias com até 70% de desconto. A loja anunciou que serão mais de 3 mil itens em oferta, entre eletrônicos, móveis e brinquedos.
7) A loja virtual da Saraiva espera vender seis vezes mais do que um dia normal e terá produtos com descontos em categorias como Livraria, Games, Papelaria, Telefonia, Informática e Eletrônicos.
8) A Tok&Stok vai oferecer descontos que podem chegar a 70% até a segunda-feira, 1. Os produtos mais baratos serão vendidos tanto na loja física quanto na internet. Variam entre itens de decoração, móveis e acessórios para toda a casa.
9) Os descontos do Extra começam a valer a partir das 22h da quinta-feira, 28. Com duração de 26 horas, a ação promoverá descontos nas seções de Mercearia, Perecíveis, Eletro, Têxtil, Bazar, além de itens sazonais de Natal. Todas as lojas de hipermercado funcionarão durante a madrugada.
10) A Mobly promete descontos de até 80%. A loja online de venda de móveis, decoração e acessórios para casa participa pela segunda vez do evento. Além do desconto de até 80% em mais de 45 mil itens, a loja promete que se o consumidor digitar "BF5? no carrinho de compras, ganhará mais 5% de desconto em cima do valor especial da Black Friday.

Postar um comentário

0 Comentários