Alckmin cria mais 27 taxas e as do Detran sobem até 116%.

Jornal da Estância

O Governador Geraldo Alckmin do Estado de São Paulo enviou no apagar das luzes do ano passado o Projeto de Lei no 916, DE 2013, Dispõe sobre o tratamento tributário relativo às taxas no âmbito do Poder Executivo Estadual. Estes projeto aumento em até 133%  diversas taxas estaduais, como a de emplacamento de veículos. A lei  atual previa o valor das taxas em Ufesp, sendo este valor  reajustado anualmente pelo IPC-FIPE. Em 2014, o reajuste das taxas  será de aproximadamente 4%, mais os aumentos dos valores dos serviços.

Na segurança pública,  stão sendo criadas 10 taxas novas, sendo várias para shows pirotécnicos e sobre carros blindados. Devido ao crescimento do crime e da violência a blindagem de veículos cresce 35% em 2013. Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo  foram blindados no Brasil 10 mil carros, sendo que 72% da frota se encontram  no estado de São Paulo, deste modo, se calcula que o governo deve arrecadar por ano a quantia de R$ 18 milhões de reais a mais. Além do mais, a taxa para policiamento para espetáculos artísticos e culturais subiu quase 10%. Abaixo tabela das novas taxas para serviços de segurança pública;
O governo paulista criou 17 novas taxas no DETRAN, Para funcionamento de estabelecimento que realize vistoria de identificação veicular ou inspeção de segurança veicular, o que demonstra que pretende pode aumentar os serviços que são obrigatórios na capital e que custará R$ 1356,00. Além disto, cria taxa para desmanche com valor de R$ 3874,00 e taxa para estabelecimento que comercializa peçam usadas de veículos automotores com valor previsto de R$ 575,00. O governo ainda cria taxa para Preparação de leilão, por veículo ou bem que custará R$ 97. Este quadro está detalhado na tabela abaixo:
O governo pretende aumentar uma série de serviços, especialmente para emplacamentos no DETRAN e nas concessionárias. O emplacamento de veículos no DETRAN subirá de 8% a 46%, já nas concessionárias o valor cresce de 84% a 133%. A maior parte dos cidadãos prefere emplacar veículos nas concessionárias para ter acesso ao seguro e procura se proteger  do alto número de roubos de veículos, deste modo, Alckmin pune o cidadão que já não se sente protegido pela polícia. O  estranho é que  é  o próprio Alckmin quem é responsável pela segurança do cidadão. Em 2012 foram emplacados pelo DETRAN um pouco mais de três milhões de veículos, conforme consta no site desta autarquia. Deste modo, se arrecadará  a mais em 2014 a quantia de R$ 336 milhões, sendo que carros e caminhões contribuíram com R$ 283 milhões e as motos aproximadamente 49%. Estes dados estão na tabela abaixo:
O Projeto de Lei 916/2013 prevê de modo genérico a cobrança de taxa para  Expedição de Alvará de funcionamento de diversas empresas e Prestação de serviço de saúde buscando melhor definir e subdividir estes setores econômicos, reduzindo as brechas de lei e buscando arrecadar mais. A proposta do governo prevê  há criação de laudo técnico de avaliação que custará de R$ 213 a R$ 639 e certificado de cadastro emitido por quase R$ 194.
O projeto em questão aumenta as taxas cobradas por serviços do DETRAN para viabilizar a PPP dos pátios.  A ata da reunião do programa estadual de parcerias público-privadas, realizada 7/11/2013, e publicada no último sábado no DOE mostra bem a relação entre o projeto das taxas e a PPP Pátio Veicular Integral. Visto que as taxas são garantia para o concessionário privado, como mostra esta passagem:
"Como garantia por parte do Setor Público ao concessionário, o DETRAN propôs utilizar os recursos provenientes das taxas de estadia e de remoção."
Outra relação indireta é de que este aumento abusivo no valor das taxas será para bancar o que o governo terá de pagar ao setor privado, e também  a elevação das  taxas fará que  o governo pague mais de contraprestação as empresas que prestarão estes serviços. Veja neste trecho:
"Com respeito ao aspecto econômico-financeiro, os fluxos foram projetados para uma demanda estimada de 30 (trinta) mil veículos/mês e resultaram numa contraprestação máxima anual de R$ 387 (trezentos e oitenta e sete) milhões, adotando-se os valores de taxas praticados hoje pelo DER.".
A PPP dos pátios busca superar uma situação de total falta de padronização e irregularidades flagrantes no atual sistema. O governo afirma que:
“Atualmente, muitos pátios operam de forma ineficiente, com dificuldades na obtenção de informações referentes ao registro e à localização dos veículos; também não há integração com os demais entes do governo e o serviço ao usuário é deficitário”.
Agora, a preparação para o leilão será uma nova taxa e esta prevista como serviço da PPP, além de outros serviços já existentes.
A PPP prevê a instalação de 73 pátios até o fim do contrato, atingindo um total de 192.776 vagas; os serviços compreendem a remoção e a pré-vistoria de veículos, cobrindo todos os municípios, a avaliação, a guarda, o depósito e a liberação de veículos, a descontaminação, a gestão de sistemas de registro de veículo e de atendimento ao cidadão, e a preparação para Leilão.
O jornal Estado de São Paulo publicou no final de 2009, uma matéria intitulada “Esquema desvia R$ 40 milhões do DETRAN de SP”. A fraude principal seria o superfaturamento de até 200% da medição dos serviços contratados para emplacamentos de veículos. Reproduzo parte da matéria jornalística que aponta o nome das empresas:
“O esquema começou a desmoronar quando o presidente da Associação dos Fabricantes de Placas de Automóveis, Hélio Rabello Passos Junior, denunciou o caso à Secretaria da Segurança Pública em três de julho. O titular da pasta, Antônio Ferreira Pinto, determinou a apuração. Passos Junior afirmava a existência de irregularidades no cumprimento dos dez contratos do DETRAN com as empresas Cordeiro Lopes e Center system - elas negaram as acusações. As empresas assinaram em 2006 os contratos com o DETRAN depois de vencerem licitação oferecendo o menor preço”.
“Deveriam fornecer a placa comum por R$ 2,2 em São Paulo (Centersystem) e R$ 4,5 no restante do Estado (Cordeiro Lopes). E aí é que começavam os problemas. Os valores são, segundo Passos Junior, inexequíveis, pois abaixo do preço de custo fixado por laudo da Universidade de São Paulo (USP). Como as empresas conseguiam fornecer placas por esse preço? Segundo Passos Junior, por meio de uma série de fraudes. Ao depor na Corregedoria da Polícia Civil, ele enumerou 14 tipos delas que, somadas, teriam causado prejuízo em R$ 40 milhões - a Centersystem recebeu R$ 9 milhões pelos serviços de janeiro de 2008 a julho deste ano e a Cordeiro, R$ 64,8 milhões.”.
A empresa Centersystem Industria e Comercio LTDA  ainda trabalha para o Detran e atualmente  faz o emplacamento de veículos. Esta empresa de 2011 até 2013 recebeu a quantia de R$ 75 milhões. Como se observa, o aumento das taxas infelizmente aumentará os recursos pagos a esta empresa suspeita de superfaturamento de serviços.

A receita de taxas cresceu 29% de 2010 até 2013, alcançando o valor de R$ 4,3 bilhões. As taxas abrangidas por este projeto abrangem R$ 2,7 bilhões e a maior parte se refere aos  serviços do DETRAN.
O governo paulista vem aumentando a carga tributária frente ao PIB paulista. Em 2005, a carga tributária representava 7,85% do PIB paulista e em 2012 chegou a 8,3%. O PIB paulista  alcança mais de R$ 1,3 trilhões e este elevação representa em valores quase R$ 6 bilhões de reais.Os investimentos,  estranhamente caem nos últimos anos  e ficaram abaixo de 1%. Boa parte desta elevação se deve a substituição tributária e com a elevação das taxas, como foi demonstrado a elevação das taxas fará que a carga tributária paulista cresça ainda mais.
Esta elevação de pelo menos R$ 354 milhões  por ano  penaliza o cidadão paulista e se mostra abusiva, visto que as taxas já são atualizadas anualmente pelo IPC da Fipe e tiveram crescimento expressivos chegando em alguns casos  a 116%.
Deste modo, o governador Alckmin será conhecido em breve como Geraldo das Taxinhas, visto que é um aumento exagerado e que vigorará a partir de 27 de março de 2014. Por último, a grande imprensa que deu manchetes no aumento do IPTU e neste caso, praticamente  se cala frente a este aumento absurdo que prejudica todo o povo paulista.

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