Roubos de veículos crescem 59% em 2013


Estatística comprova aumento desse tipo de crime nos últimos anos. Furtos de veículos também cresceram

André Moraesandre.moraes@jcruzeiro.com.br 

O número de roubos de veículos em Sorocaba bateu recorde no ano passado. De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), ocorreram 859 casos em 2013. Na comparação com 2011, esse tipo de crime dobrou na cidade, mais precisamente um aumento de 102,6% no intervalo de dois anos, já que foram 424 registros naquele ano. Entre 2012 e 2013, o crescimento também foi grande, na ordem de 59%. Em 2012, 540 veículos foram levados mediante ato violento -geralmente o criminoso aponta uma arma para a vítima para conseguir extrair o objeto desejado. O delegado assistente da Seccional de Sorocaba, Fábio Laino Cafisso, comenta que o aumento desse tipo de crime é uma consequência do desenvolvimento da cidade e também dos sistemas cada vez mais eficientes de alarmes e travas, que dificultam o furto. Por isso os ladrões acabariam optando pelo roubo, na visão do delegado.

Os dados da SSP-SP demonstram que a cada ano o número de roubos de veículos só tem aumentado, atingindo o pico de 859 casos no ano passado. O índice de crescimento desse tipo de crime entre 2012 e 2013 na cidade, que foi de 59%, é bem maior do que o registrado em municípios de mesmo porte do Estado. Em São José dos Campos, que possui 629.921 habitantes, o aumento foi de 2,5%, já que foram 1.007 registros em 2012 e 1.032 em 2013. Em Ribeirão Preto (649.556 habitantes), o crescimento foi um pouco maior, 13,3%, mas mesmo assim bem abaixo do registrado em Sorocaba. Naquela cidade, o número de roubos de veículos passou de 1.003 em 2012 para 1.137 em 2013. Já em Santos, cidade de 433.153 habitantes, houve queda nesse tipo de crime, de 9%. Foram 319 roubos em 2012 e 290 em 2013.

Em Sorocaba, os meses de 2013 que mais tiveram casos de roubos de veículos foram outubro, com 100 registros, e abril, com 94. Já os meses de fevereiro e janeiro foram os que menos concentraram essa ação criminosa, com 53 e 56 casos, respectivamente.
Os dados da secretaria estadual também mostram um aumento significativo nos casos de furtos de veículos. Em três anos, houve um crescimento de 40,5% nos registros desse crime. Ocorreram 1.950 furtos em 2011, 2.594 em 2012 e 2.739 em 2013. ¤ 

Consequência do desenvolvimento

O delegado assistente da Seccional de Sorocaba afirma que esses dados se mostram como uma consequência do desenvolvimento da cidade, já que é bastante comum notar crescimentos na criminalidade em grandes centros urbanos. "Nos últimos 10 anos, a frota de veículos dobrou. Mas, enquanto isso, os registros criminais tiveram um acréscimo de 91,45%. Não é satisfatório ainda, mas pelo menos ficou um pouco abaixo", relata. A frota de veículos da cidade já ultrapassa os 400 mil veículos.
Além disso, Cafisso comenta que hoje existem travas e alarmes nos veículos muito mais eficientes, o que acaba dificultando a ação criminosa sem a presença da vítima. "Antes os furtos eram mais acentuados do que os roubos. Agora é diferente, porque há maior dificuldade de subtrair veículos, com as novas travas e alarmes, que inviabilizam o furto", afirma. Ele diz que estão acontecendo muitos casos de pessoas serem roubadas nas imediações da pista de caminhada do Campolim, por exemplo, que é um local relativamente escuro, onde muitos casais permanecem dentro de seus carros. "Isso aumenta as chances de ocorrerem um roubo e crimes mais graves", complementa.

O coordenador operacional do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), capitão Vanclei Franci, comenta ainda que as leis para esse tipo de crime são brandas, ao invés de ajudar a desmotivar a prática dessa ação criminosa. "A pessoa é presa por roubar um veículo, mas logo depois já está de volta às ruas, praticando o mesmo crime. Então não é somente a Polícia que tem que se preocupar com isso, temos que analisar outras questões também."

Para tentar evitar que os casos continuem crescendo na cidade, a Polícia Civil vem tomando algumas medidas. "Estamos fazendo o cruzamento de informações, análises criminais diárias, para que nós possamos, de acordo com a área em que o crime é praticado, estabelecer certas circunstâncias comuns em vários tipos de ocorrência, para que a Polícia Civil tenha um rumo investigativo eficiente", explica. Ele diz que os resultados dessas ações mostram que 33,1% dos veículos roubados na cidade em 2013 foram recuperados.
Já na esfera da Polícia Militar, o capitão Vanclei relata que a realização de um mapeamento dos locais onde mais ocorrem esse crime é a ação que a corporação vem realizando. "Estamos intensificando também o patrulhamento, com a Força Tática, e os comandantes das companhias direcionam as viaturas para locais com mais ocorrências." Diante dessa forma de atuação, a PM conseguiu prender, em flagrante, 48 pessoas por furto e roubo de veículos e 133 por receptação em 2013, segundo o capitão.

Cuidados

O delegado ressalta que a população deve tomar alguns cuidados também para evitar esses crimes. Uma das orientações é redobrar a atenção sempre que entrar ou sair de casa, pois são nessas oportunidades que os ladrões abordam a vítima, de acordo com Cafisso. "Outra orientação é tomar cuidado em verificar sempre se está sendo seguido, por motoqueiros, geralmente em moto pequena e em dupla. Em caso positivo, o indicado é procurar uma delegacia ou viatura policial, para noticiar esse fato. É bom anotar o maior número de dados possível, para fornecer à Polícia Militar ou Civil." Ele também indica que é melhor estacionar o veículo em locais de grande concentração, principalmente quando a pessoa for a algum bar ou casa noturna, pois esses costumam ser os locais mais visados pelos ladrões.

Postar um comentário

0 Comentários