Cresce 13,1% o faturamento do comércio na região de Sorocaba


Foram obtidos R$ 25,2 bilhões no ano passado, enquanto em 2012 o volume de vendas atingiu R$ 22,3 bilhões


Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br 


O comércio da região de Sorocaba faturou R$ 25,2 bilhões no ano passado, valor 13,1% superior ao volume de vendas registrado em 2012, quando se atingiu a soma de R$ 22,3 bilhões. Com o crescimento, Sorocaba ficou atrás apenas de Guarulhos, entre as 16 regiões que compõem a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz). Lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e os supermercados puxaram as vendas do período. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) aponta que o emprego e o aumento da renda da população foram os responsáveis pela elevação do consumo. 

De acordo com a Fecomercio, o crescimento do faturamento do varejo na região sorocabana ficou bem acima da média do Estado de São Paulo. Na comparação com 2012, em todo o Estado, o volume de vendas alcançou a soma de R$ 513,2 bilhões, o que representou uma alta de 4,2%. A PCCV utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas de todos os municípios paulistas ao governo paulista, por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Sefaz e a FecomercioSP. 

Dentre as 16 delegacias regionais da Sefaz, a de Sorocaba foi a segunda que obteve maior crescimento do faturamento do comércio varejista em 2013, diz a Fecomercio. Em dezembro do ano passado, conforme matéria publicada pelo jornal Cruzeiro do Sul, a expectativa da Fecomercio era de que as vendas da região ficassem abaixo apenas das registradas por Guarulhos e Osasco. Contudo, a região sorocabana ficou atrás apenas de Guarulhos, que teve crescimento anual de 20,9%. 

O bom desempenho da região de Sorocaba, com 13,1% de acréscimo nas vendas, deve-se aos setores de eletrodomésticos, eletrônicos e os supermercados, informa a Federação. As lojas que comercializam os dois primeiros produtos avançaram R$ 936,3 milhões em 2013, ou 32,1%, passando de R$ 2,522 bilhões, em 2012, para R$ 3,458 bilhões no ano passado. Já os supermercados, apresentaram um aumento no faturamento de 24,7%, ou um incremento de R$ 719,8 milhões. O único segmento que registrou retração foi o de concessionárias de automóveis, que vendeu R$ 4,4 milhões a menos. 

Outros segmentos 

Outros setores que apresentaram elevação em seus resultados no comparativo de 2013 com 2012 foram os de lojas de material de construção, com um avanço de R$ 350,1 milhões nas vendas, ou 12% a mais; em seguida, as lojas de vestuário, tecidos e calçados, que venderam R$ 138,1 milhões, ou 4,7%, a mais; aumentou o faturamento também o setor de lojas de autopeças e acessórios, com acréscimo de R$ 43,4 milhões, ou 1,5%; farmácias e perfumarias faturaram R$ 38,9 milhões a mais, um aumento de 1,3%; lojas de departamentos aumentaram em 0,6% suas vendas, ou R$ 18,4 milhões a mais; e, por fim, aparecem as lojas de móveis e decoração, que aumentaram seu faturamento em R$ 6,1 milhões, ou 0,02%. Outros tipos de comércio varejista registraram avanço de 22,9%, um aumento de R$ 666,4 milhões nas vendas. 

Emprego e renda 

A geração de empregos e o aumento da renda da população foram os responsáveis pelo bom resultado do comércio varejista na região de Sorocaba, acredita o presidente da Acso, Nilton da Silva Cesar. "Sorocaba hoje, por conta das empresas, gerou muito emprego e também aumentou o poder aquisitivo das pessoas, o que fez crescer o consumo", diz. 

Sobre o segmento líder de vendas no ano passado, o de eletrodomésticos e eletrônicos, Cesar afirma que se deve ao impacto da Copa do Mundo no setor. "A Copa do Mundo vai trazer muitos benefícios para o comércio, com a vinda de estrangeiros", conta. A vinda de quatro seleções que irão participar do torneio para a região será importante, diz o presidente da Acso. "Cada seleção atrai duas mil pessoas, que vão ficar pela região", comenta.

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