Faixa exclusiva para carros com duas pessoas é polêmica

Rafael Italiani e Folha de S.Paulo

do Agora
A implantação de uma segunda faixa exclusiva ao lado das que já existem ou dos corredores de ônibus é polêmica entre os especialistas entre transporte.
A proposta foi apresentada na terça-feira, na reunião do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito), por Horácio Augusto Figueira, mestre em transporte pela USP.
Anteontem, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, disse que estuda a ideia.
Figueira defende a implementação da segunda faixa para carros de passeio com dois ou mais ocupantes, ônibus fretados, ônibus comuns e táxis com passageiros.
Elas seriam úteis para ultrapassagens de ônibus.
"Isso pode ser feito em avenidas com três faixas ou mais, para permitir que o motorista sozinho fique com a que sobrar."
A proposta surgiu de um estudo feito pela Rede Nossa São Paulo sobre mobilidade urbana.
De acordo com o levantamento, 70% dos automóveis (incluindo táxis) andam só com o motorista.
A ideia da faixa, diz Figueira, incentivaria a carona.

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