53% dos domicílios sorocabanos têm TV por assinatura

Anatel aponta que o serviço está em 137,4 mil casas


André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br 


O mercado de serviços de TV por assinatura vem crescendo a cada ano e em Sorocaba ele já atinge mais da metade dos domicílios. Segundo dados disponibilizados nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um total de 137.411 residências da cidade contam com esse serviço. Isso representa 53% do total de imóveis existentes em Sorocaba, que é de 254.581. Com esse índice, o município se mostra acima da média nacional e estadual de penetração de TVs por assinatura. 

Conforme o levantamento divulgado pela Anatel, em 10 meses, o número de domicílios que possuem o serviço de TV por assinatura cresceu 3,7%. No mês de julho de 2013, eram 132.436 famílias e empresas sorocabanas que contavam com o serviço em suas propriedades. Ao longo dos meses esse número foi crescendo, até chegar aos 137.411 em abril deste ano. Houve uma queda, no início deste ano, chegando a 128.121 domicílios com o serviço em janeiro, porém o número logo se recuperou no mês passado. 

O índice atingido neste ano se mostra acima das médias de penetração dos serviços nos domicílios brasileiros e paulistas. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, em todo o País, o mercado consegue atingir 30% das residências. Já no Estado, o índice é de 51%. A associação ainda mostra dados do interior paulista, em que Sorocaba também fica acima, já que a média de penetração do serviço é de 49%, contra 53% na cidade. 

A associação relata que o mercado vem crescendo a cada ano, principalmente na região Sudeste do País. Isso se dá por essa região ser a mais desenvolvida do Brasil, portanto possui uma condição econômica mais favorável para a ampliação desse tipo de serviço. A faturação do setor em 2012 foi de R$ 23,80 bilhões, 31,5% maior do que em 2011, que foi de R$ 18,10 bilhões. 

Índice econômico 

O economista e professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Lincoln Diogo de Lima, afirma que esses números referentes ao serviço de TV por assinatura podem ser encarados como um índice econômico. "Isso mostra um maior poder aquisitivo da população", explica. Segundo ele, esses dados vão ao encontro da realidade vivida por Sorocaba atualmente, com um alto índice de desenvolvimento econômico e social. "Os novos condomínios, empresas, shoppings e números de vagas de universidades aumentando mostram que há uma pungência no crescimento de renda da população, apesar do baixo desenvolvimento da economia brasileira", destaca. 

Além disso, Lima argumenta que esses dados também demandam uma análise social. Ele lembra que as classes sociais mais baixas, como a C e a D, estão apresentando um maior poder aquisitivo, por isso buscam por serviços antes considerados de luxo. "Os números do mercado de TV por assinatura mostram que há uma mobilidade social que ocorre no Brasil, que está mais acentuada em Sorocaba. É uma mudança social", diz. 

Mais opções 

Por julgar que falta uma programação melhor nas emissoras de TV aberta, a artesã e costureira Andréa Menegolo, 43 anos, decidiu instalar um serviço de TV por assinatura em sua casa. "A TV convencional tem muitos programas que não me interessam", diz ela, que aproveita o serviço há dois anos, juntamente de seu marido e duas filhas. A filha mais nova, inclusive, Lívia Menegolo, 10, aproveita os canais que só passam desenhos. "Ela adora", diz Andréa. 

A artesã conta que os canais com programação de filmes e seriados são os mais assistidos em sua casa. "Eu sempre gostei muito de filmes e comecei a assistir mais seriados quando comecei a ter TV a cabo. É uma programação difícil de achar na TV convencional", revela.

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